fbpx

Quadrilha adultera adubo e gera prejuízo milionário em MT

A suspeita é de que a fraude tenha sido feita durante o transporte, deixando os produtos com deficiência de nitrogênio, fósforo e enxofre

Em Mato Grosso, a adulteração de fertilizantes tem assombrado os produtores de Água Boa, no interior do estado. A fraude já gerou prejuízo de mais de R$ 2 milhões milhões e a suspeita é de que o crime foi praticado durante o transporte.

“Eles dilataram o lacre para fazer a remoção. O que chega pra gente está esbranquiçado, sendo que o original vem perfeito, o que demonstra que houve adulteração. De sete caminhões, apenas um parece estar normal”, lamenta o produtor rural Antônio Sadi Baldo.

A desconfiança veio do filho mais velho, Vinícius Baldo, diante da compra de 620 toneladas de adubo. Segundo a família, mais da metade chegou adulterada, com prejuízo de aproximadamente R$ 800 mil. “As empresas envolvidas são de uma credibilidade enorme, só que no meio dessa credibilidade toda existem bandidos e ninguém está livre dessa bandidagem. A empresa multinacional dona do fertilizante veio até aqui e coletou lote por lote, onde constataram que nove dos 16 lotes estavam com problemas logo de bater o olho. Aí foi mandado para o laboratório para confirmar”, disse Vinícius.

No laudo técnico, emitido pelo laboratório, veio a comprovação da adulteração. Todas as amostras adulteradas apresentaram deficiência de nitrogênio, fósforo e enxofre. Com isso, os agricultores vizinhos foram avisados e novas vítimas foram encontradas.


SEGURO AGRÍCOLA
Com a necessidade do produtor rural ter um seguro de lavoura sem burocracia, de fácil contratação e que protegesse seus altos investimentos contra intempéries climáticas, a SEGURAGRO inovou os serviços de atendimento e assessoria na contratação de seguro agrícola de lavouras para culturas de soja, milho, trigo, feijão, café, cana-de-açúcar e outras culturas.

SAIBA MAIS SOBRE SEGUROS AGRÍCOLAS