Paraná deve registrar 150 milímetros de chuva em setembro

As instabilidades chegam junto ao fim do vazio sanitário, mas produtores de soja terão janelas de tempo seco para plantar.

O vazio sanitário da soja no Paraná termina em 10 de setembro. Nos últimos três meses, alguns municípios registraram volumes de chuva abaixo da média, como Cascavel, e a umidade do solo está abaixo do ideal. Localizada no oeste do estado, a cidade só recebeu 7 milímetros dos quase 100 milímetros esperados para agosto.

Já em setembro, o município receberá 150 milímetros, e os produtores de soja vão encontrar ainda algumas boas janelas de tempo seco para a realização do plantio.

Mas a previsão climática indica que em outubro o problema será o excesso de chuva. “Em Cascavel, por exemplo, pode até inviabilizar as atividades de campo em alguns momentos, afinal a expectativa é de mais de 400 milímetros”, diz Desirée Brandt, meteorologista da Somar.

Curto prazo

As instabilidades chegam ao norte do Paraná no domingo, 1º. Após a passagem das chuvas, as temperaturas começam a cair, com mínimas em torno dos 10°C.