Glauconita pode ser alternativa ecológica a fertilizantes

Cientistas da Universidade Politécnica de Tomsk, na Rússia, estão estudando a glauconita mineral como uma alternativa ecológica e eficaz aos fertilizantes tradicionais de potássio explorados na agricultura. Seu estudo recente mostrou que rochas contendo glauconita podem ser tão eficientes quanto os fertilizantes tradicionais para aumentar a produção de trigo, mesmo com o cultivo mínimo do solo.

A glauconita também não deixa elementos nocivos no solo, como o cloro, e é capaz de liberar potássio durante várias estações agrícolas. Os resultados do estudo foram apresentados na revista Applied Clay Science.

A glauconita é um mineral de argila, que foi usado como fonte de pigmento colorido datado da Idade Média. Rochas de glauconita são interessantes como fertilizantes devido ao alto teor de potássio, que é um dos três principais nutrientes para as culturas, juntamente com nitrogênio e fósforo. A principal fonte de potássio são os sais de potássio, compostos de potássio com íons cloro ou sulfato.

Esses elementos podem afetar negativamente o solo, por exemplo, o cloro causa sua salinização. A glauconita não possui esses elementos, portanto, é um mineral de aluminossilicato seguro para o solo que não a prejudica. No Oblast de Tomsk, rochas de glauconita estão espalhadas no território do depósito de minério de ferro de Bakchar. De acordo com uma avaliação otimista dos especialistas da Universidade Politécnica de Tomsk, as reservas de glauconita chegam a centenas de milhões de toneladas.

Maxim Rudmin, coautor do estudo, que também é professor associado da Divisão TPU de Geologia Aplicada, explica que as “rochas glauconíticas são rochas associadas, na verdade, futuros resíduos de mineração e suas reservas são grandes. O depósito de minério de ferro de Bakchar é um dos maiores depósitos da Rússia e do mundo, mas ainda não se desenvolveu. Em nossa opinião, a busca de argumentos adicionais para iniciar seu desenvolvimento é muito importante”.