Inmet alerta sobre mudanças nas condições climáticas para o início da safra de soja no Paraná

Chuvas abaixo do esperado no final de semana, além de clima seco e quente nos próximos dias exigem maior cautela do produtor.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta terá mudanças nas condições climáticas no estado do Paraná e que pode afetar o início do plantio da soja da safra 2019/20. Os produtores rurais devem ser cautelosos, pois nos próximos dias as chuvas vão ficar abaixo da média com clima seco e quente.

Segundo o Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Francisco de Assis Diniz, as precipitações previstas mais intensas para o sul do País não aconteceram neste final de semana. “Aconteceram chuvas, mas dentro da normalidade na parte sul, centro e leste do Rio Grande do Sul e parte leste de Santa Catarina”, afirma.

O mapa de umidade mostra que nos últimos cinco dias ocorreram chuvas de até 30 a 50 mm na parte sul e leste do Rio Grande do Sul. Na região oeste do sul, as precipitações ficaram ao redor de 10 mm a 8 mm. “Os ventos estão muito fortes e estão impedindo a subida das frentes frias, com isso está chegando na parte do Rio Grande do Sul com o Uruguai e houve a diminuição da precipitação”, ressalta.

De acordo com o mapa de umidade do solo, é possível verificar que no sul do país as condições são favoráveis com 60 cm a 70 cm de umidade em profundidade do solo. O outro modelo climático mostra que as temperaturas na região central do Brasil devem registrar altas temperaturas até o dia 16 de setembro.