Deterioração de sementes

A deterioração é o processo de envelhecimento e morte da semente. Inicia-se com a maturidade fisiológica e continua até ela perder sua capacidade de germinar (morte).

Todo esse processo ocorre enquanto a semente permanece no campo, durante a colheita, no beneficiamento e também durante o armazenamento. Tanto a intensidade quanto a velocidade do processo de deterioração é determinada principalmente pela interação entre os fatores genéticos (espécie e cultivar) e ambientais (umidade e temperatura).

Relação da deterioração com o tempo

A sequencia do processo de deterioração é progressivo, ocorrendo variações entre lotes de sementes da mesma cultivar, bem como a velocidade da deterioração pode variar entre sementes individuais dentro de um mesmo lote, como consequência das diferentes condições e traumas aos quais cada uma delas foram expostas.

Sequência provável de alterações da semente durante o processo de deterioração.

Vigor
O vigor é o principal e mais sensível componente afetado pela deterioração. Quanto mais avançada está a deterioração menor será o vigor da semente e sua capacidade de germinar e gerar plantas vigorosas e mais produtivas.

Cabe a nós fazermos com que cada etapa deste processo seja a mais lenta possível. Para isso temos que ter processos produtivos bem estabelecidos que vão desde o plantio, até o armazenamento e expedição da semente. Tudo isso para que possamos ter sementes de alta qualidade gerando plantas vigorosas e mais produtivas.