Santuário para abelhas é construído com girassóis

Santuário para abelhas é construído com girassóis no México. Local faz parte de circuito turístico e contribui para a renda de produtores locais

As abelhas tem uma importância enorme para o meio ambiente. Estes insetos são responsáveis por polinizar e garantir a reprodução e preservação de diversas espécies de plantas, inclusive alimentos. Estudos apontam que a extinção da espécie trará consequências graves para o ecossistema e para a humanidade. Infelizmente, a população de abelhas vem diminuindo graças ao desmatamento, poluição e, principalmente, uso de agrotóxicos.

Em Oxaca, Estado localizado no sul do México, as abelhas têm o reconhecimento e o cuidado que merecem. Aproximadamente 3 hectares de um centro rural foram transformados em um santuário de girassóis, espaço criado especialmente para abrigar e proteger as polinizadoras.

Segundo José Esteban Sotelo, que trabalha no local, o santuário é parte de um circuito turístico. A ideia é produzir óleo com as sementes de girassol e mel com apiários de abelhas, além de outros produtos como shampoos, cremes e sabonetes que tenham estes ingredientes.

História

O santuário nasceu de um projeto de ecoturismo que começou em 2019 com a ajuda de cerca de 80 trabalhadores rurais. Os turistas foram aparecendo e testemunhando o trabalho de cultivo das flores e aprendendo sobre a importância das abelhas para o meio ambiente.

Cinco espécies de girassol são plantadas no local e ao final do mês de março, época da floração, as plantas poderão ser apreciadas em sua plenitude. Além de comprar óleo de girassol, mel e outros produtos, também é possível levar para casa

José Esteban explica que o dinheiro arrecadado contribui para a renda mensal dos produtores locais e para que seja possível manter a plantação de girassóis. Os resíduos gerados pelas plantas são usados para alimentação do gado e como adubo para outras culturas como milho, abacaxi, coco e limão.