Embrapa cria sensor que usa câmera do celular para indicar se fruta está madura

Yva é uma etiqueta similar ao QR Code e muda de cor para indicar o grau de maturação

A Embrapa Instrumentação, localizada em São Paulo, desenvolveu um sensor de baixo custo que permite saber se a fruta está madura usando a câmera do celular.

O recurso, que usa nanotecnologia e inteligência artificial, é capaz de rastrear e monitorar o grau de maturação das frutas climatéricas (que amadurecem depois da colheita).

Criado no âmbito de um projeto de inovação com a Siena Company, o sensor colorimétrico chamado de Yva (“fruta”, em tupi-guarani) é similar a uma etiqueta QR Code.

O Yva foi testado em manga, mamão e banana, mas pode ser aplicado em diversas frutas. O sensor detecta a liberação do gás etileno, hormônio natural no processo de amadurecimento. Ao reagir com nanopartículas em pó, faz o sensor alterar a cor conforme o fruto amadurece.

A mudança na coloração é interpretada por meio de um aplicativo de celular, que indica quando o fruto deverá estar maduro e adequado para o consumo ou o ponto específico em que atingirá o estágio de melhor apreciação pelo consumidor.

Monitoramento e gestão

O nanossensor pode ser acondicionado dentro de embalagens plásticas ou em caixas de frutas, sendo destinado a vários segmentos de mercado. Assim, a tecnologia pode ser usada pela cadeia produtiva no monitoramento da qualidade da colheita até o consumidor final.

Segundo a Embrapa, também possibilitará auxiliar na gestão de estoques, seguindo a metodologia de estocagem utilizada com perecíveis na qual a ordem de saída obedece as datas de expiração de cada produto.

Descartável, a tecnologia deve chegar ao mercado com custo entre R$ 0,08 a R$ 0,10 por quilo de fruta. O nanossensor já está sendo apresentado na Anufood Brazil, feira internacional do setor de alimentos e bebidas que começou nesta segunda-feira (9/3) em SP.