Exportação de soja do Brasil atinge recorde em março com forte demanda da China

A exportação de soja do Brasil atingiu em março um recorde mensal histórico de 13,3 milhões de toneladas, superando máxima anterior de 11,6 milhões de toneladas de abril de 2018, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Após embarques afetados por chuvas em fevereiro, o maior exportador global conseguiu aumentar seus envios de soja ao exterior no mês passado, contando com forte demanda da China e também com maior oferta da safra em março, já com colheita mais avançada após um início tardio este ano.

A exportação de soja do Brasil no primeiro trimestre atingiu 21,4 milhões de toneladas, aumento de 17% ante o mesmo período do ano anterior, segundo a Anec.

Do total exportado pelo Brasil, a China (maior importadora) levou 9,9 milhões de toneladas de soja em março, aumento de 47% ante o mesmo mês do ano passado.

A China importou cerca de 16 milhões de toneladas de soja do Brasil no primeiro trimestre, alta de 17% ante o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Anec.