As notícias para segunda-feira

Exportações para China, preço recorde da soja nos portos, negociações fracas para o milho e manifestações na Argentina estão entre as informações importantes de hoje

Exportações para China, preço recorde da soja nos portos, negociações fracas para o milho e manifestações na Argentina estão entre as informações importantes de hoje

China pede esclarecimentos ao Brasil sobre empresas exportadoras de alimentos em relação a cuidados adotados para prevenção à Covid-19; caso não estejam adotando medidas adequadas, solicitação é de suspensão cautelar dos estabelecimentos

Autoridades sanitárias chinesas notificaram na semana passada o Governo brasileiro pedindo esclarecimentos sobre empresas exportadoras de alimentos que tenham casos registrados de funcionários contaminados pelo novo coronavírus.

O Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, afirmou neste domingo, 21, que no caso de as empresas não estarem adotando as medidas de prevenção adequadamente, a China solicita que o Governo brasileiro faça suspensão cautelar desses estabelecimentos.

Leal disse ainda que o Ministério da Agricultura já passou informações para o país asiático com foco em medidas adotadas, sobretudo em frigoríficos brasileiros, de combate à disseminação da Covid-19 nos ambientes de produção.

Argentinos vão às ruas contra decisão do governo argentino de intervir em companhia de grãos e derivados Vicentin

Mais de 90 municípios argentinos registraram protestos contra intervenção do governo no grupo agrícola Vicentin, de acordo com o Estadão. Empresários e entidades ligados ao setor produtivo convocaram as manifestações com receio de que a apropriação da empresa inicie uma série de estatizações e que retome políticas intervencionistas como as adotadas no governo de Cristina Kirchner.

Soja bate recordes nos portos brasileiros e exterior monitora demanda e clima nos EUA

A Consultoria Safras & Mercado registrou sustentação dos preços nos portos brasileiros, em nível recorde, com o avanço da soja em Chicago compensando o recuo do dólar sexta-feira.

A Agrifatto Consultoria considera que com as indústrias do mercado interno aos poucos tomando espaço da demanda chinesa, os prêmios têm sido pressionados e fortalecem as cotações da soja para exportação.

Milho tem negociação fraca e preços se sustentam apesar de recuo do dólar

A queda do dólar levou os preços a apresentarem ligeiro recuo em praças do Sul e do Centro-Oeste, de acordo com o Estadão Conteúdo, mas em geral as cotações ficaram sustentadas com vendedores que já comercializaram bons volumes segurando as ofertas e limitando as negociações.

Alongamento das escalas de abate sustenta cotações do boi gordo

Segundo o Estadão Conteúdo, os frigoríficos propuseram valores maiores na tentativa de alongar as escalas de abate e cumprir os acordos para os próximos dias. A Scot Consultoria registrou valorização em quase metade das praças pesquisadas e a valorização média dos preços chegou a quase 3% na semana passada.

Apesar disso, a Agrifatto Consultoria avaliou que as escalas ainda estão inferiores à média para o período.