Solo – Nosso maior patrimônio

A importância da construção de um perfil de solo para alcançar altas produtividades e estabilidade de produção

O solo é a base para a agricultura. Através do solo as plantas conseguem adquirir os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e vigor. Assim como uma construção necessita de um bom alicerce para se sustentar, as plantas necessitam de um solo equilibrado e produtivo para se consolidarem.

Embora muitos agricultores considerem o solo como uma mera base para fazer com que a planta cresça, é nele em que se concentram os principais fatores que determinam o cultivo. Entender o solo e proporcionar um ambiente de qualidade requer conhecimento e aplicação de técnicas para mantê-lo produtivo e eficaz.

DESTAQUE: Como obter alta produtividade em lavouras

Administrar o solo é determinante para o sucesso da lavoura. O manejo correto da fertilidade é responsável pela maior parcela dos ganhos de produtividade obtidos com o uso de práticas culturais recomendadas para as diversas culturas. Isto quer dizer que, se avaliarmos a fertilidade do solo de maneira correta, aplicaremos a quantidade correta de fertilizantes e corretivos necessária para explorarmos o máximo de produção que aquela cultura pode nos oferecer.