Turfa Líquida

Desde que foi proibida como alimento para os ruminantes, a cama de frango vem sendo usada como adubo. Essa prática ajuda no quesito sustentabilidade e reaproveitamento dos resíduos gerados.

Mesmo assim, o uso desses resíduos como adubo deve ser feito com cuidado pelo produtor. Além de ter a etapa de decomposição da matéria, a utilização das camas de frango como adubo pode trazer doenças e fungos para a planta.

Por causa das vantagens da Turfa Líquida, essa acaba sendo uma opção muito viável para os produtores.

Pensando nesses pontos de melhoria e nas tecnologias disponíveis no mercado, a turfa líquida começou a ser estudada e utilizada como fertilizante.

O que é a Turfa Líquida

A turfa líquida é um fertilizante  organomineral Classe A. Essa denominação foi feita de acordo com as normas da Secretaria de Defesa Agropecuária.

A turfa é fonte de ácidos húmicos e fúlvicos. Esses ácidos são derivados da Leonardita Australiana.

Para que serve a Turfa Líquida

Como já brevemente mencionado, a cama de frango como adubo demora a se decompor e pode trazer doenças à planta.

A Turfa Líquida pode, então, substituir a cama de frango, se mantendo por mais tempo no solo e diminuindo as perdas por lixiviação.

Pensando nos fertilizantes químicos, o desperdício é o mais lembrado. Segundo pesquisadores da UNESP, cerca de 60% dos produtos não são aproveitados.

O uso de algum material orgânico como a Turfa Líquida, pode evitar esse desperdício, fazendo com que a produção se torne mais sustentável.

Benefícios da Turfa Líquida

Dentre os benefícios da turfa líquida, pode-se destacar:

Aumento do poder tampão dos solos, sendo mais resistente à mudança de pH;

Redução da perda de água e nutrientes;

Aumento a capacidade da planta em absorver energia solar.

Estímulo à formação de raízes;

Melhora a germinação e a viabilidade das sementes;

Estímulo ao crescimento e à proliferação de microrganismos que ajudam na produtividade (fungos, bactérias, micorrizas).

Retenção dos nutrientes no solo.

Otimização da absorção de nutrientes pela planta;

Aumento da produtividade

Mas, como os fertilizantes a turfa líquida faz isso?

O uso da turfa líquida aumenta o crescimento das raízes da planta. Além desse crescimento, esse fertilizante viabiliza o aumento da nutrição das plantas tanto de macro quanto micro elementos.

Além disso, a turfa ajuda a eliminar a lixiviação de adubos e calcários, fazendo com que os nutrientes sejam melhor aproveitados. Ela também desbloqueia o fósforo e o potássio dos solos, permitindo um melhor aproveitamento das plantas.

Resumindo: a turfa líquida faz com que as plantas realmente aproveitem todo o nutriente despejado no solo.

Além disso, a turfa líquida pode ser aplicado de diversas formas na plantação de diversas formas. Dentre elas o drench, fertirrigação, sulco de plantio, pulverização e pulverização com drones;

Turfa líquida em diferentes culturas

Os resultados de melhoria da produtividade já foram vistos em diferentes culturas, como a mandioca, soja, café, milho, feijão, arroz, trigo, cevada e aveia, horticulturas, pastagens dentre outras.

 No caso da fruticultura e horticultura, já estamos acostumados com diversas colheitas. Na maioria das vezes não há uma maturação simultânea e o produtor acaba gastando muito tempo e dinheiro com mão de obra para colher as frutas diversas vezes.

Esse é o caso do café e dos legumes, por exemplo. Com o uso da turfa líquida junto de organo minerais classe A antes da floração, é possível que as frutas, além de serem maiores, estejam maturadas simultaneamente, o que pode economizar investimento em mão de obra do agricultor.

 Quer saber mais sobre a Turfa Líquida e ter certeza que esse produto vai ser produtivo na sua lavoura? Fale conosco! Programa Nutricional FOCO RURAL. Adicioe no no WHATSAPP – (44) 99929-0049. Tire as suas dúvidas, fale conosco.