Colheita de soja no Paraná ultrapassa metade da área de 2020/21, diz Deral

A colheita de soja do Paraná ultrapassou metade da área plantada na safra 2020/21, ao alcançar 58%, informou o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira, enquanto a semeadura de milho “safrinha” chegou a 72%.

A melhora nas condições climáticas permitiu que os produtores acelerassem o processo de retirada dos grãos do campo, na tentativa de limitar o plantio da segunda safra de milho fora da janela ideal.

“De uma forma geral, a última semana foi benéfica para o trabalho de colheita da soja. Os produtores conseguiram acelerar os trabalhos”, disse à Reuters o economista do Deral Marcelo Garrido.

Na semana passada, a colheita da oleaginosa estava em 36% das áreas no Paraná e a semeadura do cereal da safrinha, em 43%.

Apesar do avanço, os trabalhos ainda estão atrasados em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a colheita da soja alcançava 68% e o plantio de milho segunda safra chegava a 84% das lavouras, conforme dados do Deral.

O atraso foi causado pelo plantio tardio da safra 2020/21, em função de uma seca, e excesso de chuvas desde janeiro que tornaram os trabalhos de colheita mais lentos.

Garrido alertou que para os próximos dias há novas previsões de chuvas em determinadas regiões do Estado. “O tempo anda abafado e na parte da tarde tem chovido. Deve permanecer assim”, disse.

Considerando o calendário estabelecido pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), a janela de plantio do milho safrinha já se encerrou na maior parte dos municípios paranaenses.

Isso significa que os produtores que ainda estão colhendo a soja e pretendem plantar milho na sequência perdem a possibilidade de adesão ao seguro rural e devem lidar com maiores riscos climáticos durante o desenvolvimento das plantas.

“O zoneamento agrícola é um indicador, porém o produtor pode plantar fora se isso for interessante pra ele”, afirmou o analista do Deral Edmar Gervásio. O alto patamar de preços do cereal tem sido um incentivo para a semeadura.

Ainda segundo dados do Deral divulgados nesta terça-feira, a colheita de milho verão atingiu 64% das áreas, ante 53% na semana anterior e 57% no mesmo período da safra passada.