Solo, terra e água em “ponto crítico” e agricultura pode salvar, diz FAO

Para solucionar a situação, a organização considera necessário o escalamento rápido da tecnologia e da inovação

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) revelou um novo relatório afirmando que o solo, a terra e a água estão em ponto crítico, mas que a agricultura pode salva-los, informou a Revista Vida Rural de Portugal. De acordo com o diretor-geral da organização, QU Dongyu, as pressões nestes ecossistemas “são agora intensas, e muitos estão sob stress até um ponto crítico”.

Ele considerou ainda que “os padrões atuais de produção agroalimentar não estão a revelar-se sustentáveis”. Citado em comunicado, QU Dongyu acrescentou que, “no entanto, os sistemas agroalimentares podem desempenhar um papel importante na redução destas pressões e contribuir positivamente para os objetivos de clima e desenvolvimento”. 

Para solucionar a situação, a organização considera necessário o escalamento rápido da tecnologia e da inovação. “Temos de reforçar a arquitetura digital necessária para fornecer dados básicos, informação e soluções baseadas na ciência para a agricultura que façam pleno uso das tecnologias digitais e sejam à prova de clima”. 

Dentre os pontos chave estão a degradação do solo induzido pelo homem afeta 34% dos terrenos agrícolas, o pouco espaço para expandir a área de terra produtiva e o rápido crescimento das cidades. Além disso, também deve-se levar em consideração que o uso de território per capita diminuiu 20% entre 2000 e 2017. A escassez de água põe em risco a segurança alimentar global e o desenvolvimento sustentável, ameaçando 3,2 mil milhões de pessoas que vivem em áreas agrícolas