Paraná colhe entre 5 sacas e 16 sacas/ha

Alguns estados já começaram os trabalhos de colheita da soja 2021/22. É o caso do Mato Grosso e do Paraná. Segundo a consultoria AgRural, até quinta-feira passada (6), cerca 0,2% da área estimada para o Brasil estava colhida. No mesmo período do ano passado, a colheita ainda não havia começado.

No Paraná a colheita avança no oeste e no sudoeste, as regiões mais castigadas pela estiagem e isso reflete em baixas produtividades. Em alguns talhões, as médias têm ficado entre 5 sacas e 16 sacas por hectare. A média brasileira é de 50 sacas por hectare.

Em Mato Grosso, os trabalhos concentram-se no oeste e no médio-norte e os primeiros relatos são de boas produtividades e queixas bem isoladas de excesso de umidade e grãos avariados. A consultoria não menciona os atrasos pelo excesso de chuvas na região.

A estiagem e as altas temperaturas no Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul reduziram a safra de soja 2021/22 do Brasil em 7,8% na comparação com a projeção de um mês atrás, para 133,4 milhões de toneladas, apontou a consultoria na semana passada.