JBS entra no mercado de fertilizantes com fábrica em São Paulo

A JBS entrou para o segmento de fertilizantes com a criação da Campo Forte, empresa de sua divisão de Novos Negócios que irá produzir insumos orgânicos, organominerais e especiais. A fábrica localizada em Guaiçara, no interior de São Paulo, demandou R$ 134 milhões em investimento e terá capacidade para produzir anualmente 150 mil toneladas de produtos, a partir de resíduos gerados nas operações da companhia.

A iniciativa amplia a atuação da JBS na economia circular, em linha com o compromisso Net Zero 2040, que pretende zerar o balanço líquido das suas emissões de gases causadores do efeito estufa até esse ano.

Redução de alíquota de importação pode agravar dependência de fertilizantes estrangeiros, diz sindicato

“Essa inauguração reforça o propósito sustentável da JBS e é mais uma iniciativa de economia circular do Grupo, que dará um destino correto aos resíduos de suas operações, gerando um produto com valor agregado, a partir de um processo industrial altamente tecnológico e sustentável”, afirma a diretora-executiva da JBS Novos Negócios, Susana Carvalho.

A operação da Campo Forte atenderá tanto empresas (B2B) como os consumidores finais (B2C), com uma proposta de venda consultiva e técnica, apoiada por análises laboratoriais e suporte na tomada de decisão de compra.

De acordo com a empresa, o produtor rural terá à disposição uma linha de fertilizantes que promove aumento de produtividade, potencializa os nutrientes e reduz perdas, com menor impacto ao meio ambiente. Inicialmente, a Campo Forte vai priorizar os esforços de venda para as culturas da soja, milho, café, cana-de-açúcar e hortifrútis, além de pastagens e florestas.

“Hoje, 87% do volume de fertilizantes consumidos no Brasil são provenientes de importação. Isso traz uma grande oportunidade para expansão da empresa”, afirma Susana Carvalho.