Soja: frio intenso em municípios produtores do Sul deve prejudicar o grão

O frio chegou e vai ficar ainda mais intenso no Sul do Brasil. Prova disso é que a Climatempo – consultoria parceira do Projeto Soja Brasil – prevê mais quatro ondas de temperaturas baixas pelos próximos 40 dias na região.

Termômetros lá embaixo podem prejudicar as condições da soja no Rio Grande do Sul que, de acordo com dados de 25 de março da Safras & Mercado, está com a colheita concluída em apenas 15% da área. Desta forma, muito grão em solo fica sujeito às intempéries, podendo levar à perda de produtividade. Este princípio serve de alerta aos três municípios que mais produzem a oleaginosa no estado, de acordo com o último levantamento do IBGE, de 2020: Tupanciretã, Palmeira das Missões e Cruz Alta.

Em Tupanciretã, sudoeste do RS, que produziu mais de 330 mil toneladas de soja, haverá geada nesta sexta-feira (1). Por lá, a mínima será de 3°C e a máxima de 17°C. E não é só isso: até o momento, mais duas grandes ondas de frio estão previstas para o município por volta dos dias 10 e 26 de abril, além de uma ainda mais intensa no início de maio.

Já em Palmeira das Missões (260 mil toneladas produzidas), a mínima para a sexta-feira é de 7°C e a máxima de 20ºC. Não há risco de geada. O mesmo cenário ocorre em Cruz Alta (197 mil toneladas de soja). No entanto, outro município importante na produção de soja, Júlio de Castilhos (182,5 mil toneladas) deve sofrer com geada nesta sexta-feira, tendo condições climáticas semelhantes a Tupanciretã para o restante do mês.

Paraná

Nos municípios paranaenses campeões de produção de soja, como Cascavel (423,5 mil toneladas), Tibagi (395,5 mil t) e Guarapuava (318 mil t), a redução de temperatura será mais amena, sem prejuízos à soja ao estado que já conta com mais de 80% do grão colhido.

Desta forma, Cascavel segue com amplitude térmica entre 9°C e 21°C nesta sexta-feira, sendo que os termômetros vão variar entre 10°C e 27°C no decorrer da primeira quinzena de abril. Já em Tibagi, o frio será levemente mais intenso, com máxima de 17°C no primeiro dia do quarto mês do ano e pico de 25°C até o próximo dia 15. Em Guarapuava, por sua vez, a mínima será de 11°C e a máxima de 17°C nesta sexta-feira. Até a primeira quinzena de abril, a variação ficará entre 11°C e 26°C.

Em Santa Catarina, o município que mais se destaca na produção de soja é Abelardo Luz e, por lá, o frio será mais intenso nos próximos três dias, com mínima de 7°C e máxima de 18°C. Já nos primeiros 15 dias de abril, os termômetros sobem, com mínimas de 13°C e máximas de 26°C.