‘Pesquisa é um retrato de momento’, diz Ciro com 7% de intenção de votos

Pré-candidato do PDT aparece em terceiro na corrida eleitoral, atrás de Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Para Ciro, pesquisas “não disseram nada do que aconteceu” nos pleitos de 2014 e 2018.

O pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, disse nesta sexta-feira (27) que “pesquisa é retrato de momento”, sobre o seu desempenho no Datafolha divulgado nesta quinta. Ciro aparece em terceiro na disputa presidencial, com 7% das intenções de votos.

“Pesquisa é um retrato de momento, e a vida não é retrato, a vida é filme. Se vc pegar, por exemplo, em maio de 2014, pesquisas não disseram nada do que aconteceu na eleição. Em 2018, essas que não disseram mesmo”, afirmou Ciro, em entrevista para a rádio Notícia FM, de Americana, no interior de São Paulo.

O ex-governador do Ceará aparece atrás de Lula (PT), que registrou 48%, e Bolsonaro (PL), com 27%. Foram ouvidas 2.556 pessoas em 181 cidades nos dias 25 e 25 de maio, com margem de erro de dois pontos – para mais ou para menos.

Datafolha — Foto: Arte/g1

Para Ciro, a metodologia de cada pesquisa pode influenciar o seu resultado. “Nessa semana mesmo, nós temos pesquisa que o Bolsonaro está 5 pontos do Lula e outra que tá 21 pontos. Percebe? E tudo bem, cada uma delas tem o seu método”, afirmou.

Segundo ele, a possibilidade de reverter o cenário tem como caminho “propor ao povo brasileiro um diagnóstico da grande patologia, da grande doença, do atraso econômico, da injustiça, da violência, da precariedade dos serviços públicos”. “Depois desse diagnóstico, se ele for correto, propor uma solução”, disse Ciro.

Após a entrevista, em suas redes sociais, Ciro afirmou que o “maior erro de leitura da pesquisa Datafolha é vê-la como o fim da disputa quando, na verdade, ela indica apenas o início. Muita água ainda vai rolar. Quem queimar na largada vai se arrepender amargamente”.