Veja quais são as áreas que devem receber chuva nos próximos dias

A frente fria provoca pancadas em boa parte do Rio Grande do Sul e chove até o fim desta quinta-feira (26) em Santa Catarina e no Paraná. Nesta sexta (27), o sistema avança mais um pouco pela região Sul e pode haver chuva também no sul de Mato Grosso do Sul.

No sábado (28), a chuva continua concentrada na região Sul, e pode ficar por mais tempo por ali. Mas o norte do Paraná e boa parte de São Paulo vão continuar com tempo seco.

A expectativa de chuva no Sul para os próximos dias, até 31 de maio, pode chegar a 70 mm, ou até mais, em algumas localidades do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná. Além disso, pode chover cerca de 30 mm no sul de Mato Grosso do Sul e no extremo sul de São Paulo.

As chuvas em território paulista podem acontecer, principalmente, de domingo (29) para segunda-feira (30). Mas, aparentemente, a frente fria não terá tanta força para avançar pelo Centro-Sul. “Isso significa, por exemplo, que muitas áreas de milho segunda safra do país vão ficar sem umidade suficiente”, diz a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo.

Na semana que vem, a frente fria consegue avançar ainda mais. No entanto, não consegue levar chuva ao norte de São Paulo, por exemplo. Chega no máximo à metade sul do estado e de Mato Grosso do Sul, com algo entre 15 e 30 mm de chuva.

Por outro lado, há a formação de um corredor de umidade entre as regiões Sul e Norte, o que pode aumentar o potencial de chuva no oeste de Mato Grosso. “Não há expectativa de grandes acumulados ali, mas, neste momento, a chuva em áreas de algodão pode trazer prejuízos, mesmo que a chuva seja pontual”, diz a meteorologista.

A porção central do país vai seguir ainda com tempo seco.

sempre que a gente fala sobre frente fria, há uma massa de ar polar associada. Como a frente fria não avança muito pelo Brasil, a massa de ar polar também não consegue se estender muito.

Possibilidade de geada

Para o período entre 6 e 10 de junho, diminui o potencial de chuva e o tempo segue seco na porção central. Se houver formação de geada, por conta do ar polar que segue na retaguarda da frente fria, isso se dará no começo da semana que vem e apenas nas áreas do Rio Grande do Sul mais próximas do Uruguai.

O ar polar avança muito pouco ao longo da semana que vem, mas, novamente, há potencial de geada apenas na região da Campanha Gaúcha. Não há previsão de geada no período para outras áreas do Sul e muito menos para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Até 10 de junho, o ar frio alcança áreas mais centrais do Brasil, chegando perto até do sul da Bahia. Mas não há riscos para queda muito acentuada de temperatura, ao menos nos próximos 15 dias. É possível que haja temperaturas mais baixas entre os dias 18 e 20 de junho, mas é algo que a meteorologia ainda está monitorando.

Muito chuva no Nordeste

A faixa leste do Nordeste continua recebendo muita água. Um exemplo extremo é o do município de Feliz Deserto, em Alagoas, que registra 425 mm de chuva nos últimos cinco dias, o que está 85% acima da média histórica para todo o mês de maio.

“E ainda há mais de 300 mm previstos para o local, principalmente, até meados da semana que vem”, alerta Desirée Brandt.