Pré-candidato à presidência comenta sobre a Exponencialidade no Agronegócio

Referência em inteligência emocional e criador do Método IP, o pré-candidato à presidência do Brasil pelo PROS (90), Pablo Marçal no mês passado esteve presente na Tecnoshow em Rio Verde (GO) onde ministrou uma palestra sobre a “Exponencialidade do Agronegócio”.

Marçal reforçou a importância do Brasil e seu papel na produção de alimentos para o mundo. “A Asia tem uma preocupação enorme em alimentar a sua população, e um dos lugares que eles olham com esperança é o Brasil”.

“É uma grande riqueza para o mundo. Não só de água, riqueza natural e mineral. É muito forte”, comenta Pablo Marçal.

Marçal incentivou as pessoas a investir no agronegócio. Mesmo sem capital, é possível investir no setor. “O modelo de negócio de pessoas que querem apenas ganhar dinheiro, não é viável. Quem gera riqueza é um modelo de quem é “fazedor de dinheiro” e para fazer dinheiro você precisa aprender os códigos”.

O fato do Brasil ser o 2º maior produtor do mundo gera muitas oportunidades. Mas como tirar proveito desse setor e desse ambiente?

“Você está num ambiente de alta frequência e de prosperidade [o agro]. O maior desafio das pessoas é encontrar um ambiente próspero, e nós já temos”.

Uma das pernas da exponencialidade é o ambiente. Marçal compara o nosso crescimento como uma semente plantada em uma “terra ruim”. A produção vai dar trabalho, vai gastar mais e retornar menos, exemplificou o pré-candidato.

 Pablo reforçou que Rio Verde não é uma cidade, é um país, pela quantidade de oportunidades que oferece no segmento, além de ter um PIB maior que muitos países.

O poder da conexão para crescimento exponencial

Grande incentivador de network (redes de conexões entre pessoas com interesse em comum), Pablo explicou como iniciou no mercado imobiliário e tornando assim um dos maiores loteadores do país.

“Eu comecei fazer loteamentos pelo Brasil e tenho milhões de metros quadrados. Vou te falar que jeito começou: começou com 1% num grupo e as pessoas me questionavam o fato de ter apenas 1%”. E completou: “eu tenho 1% no papel, mas tenho 100% de aprendizado. O que vou aprender ninguém segura”, ensinando assim que esse modelo de negócio é sem fim.

Por isso, ele defende que as pessoas produzam conexões. Ambiente e pessoas fazem bons negócios.


O segredo do crescimento é quando as pessoas (e empresas) investem em pessoas para crescerem. Quando você investe no crescimento de outra pessoa e outro negócio, todos crescem e isso se transforma em um movimento de prosperidade e crescimento exponencial.

“As pessoas não aprendem isso na escola, mas é preciso aproveitar os ambientes para acessar a frequência e fazer conexões. Aprender e fazer negócios. Se você está num ambiente produtivo, você precisa produzir”.

A tecnologia e exponencialidade no agro

Durante a palestra, Pablo Marçal citou o exemplo dos carros elétricos. Todo mundo fica impressionado com essa tecnologia (carros autônomos). As pessoas ficam impressionadas porque não sabem que essa tecnologia, apesar de parecer nova, no agronegócio, as máquinas autônomas já existem há décadas, explicou.

Um negócio exponencial é aquele que seu crescimento acontece com a dobra do resultado anterior, e isso só é possível com a implementação de tecnologia. Para que aconteça é preciso enxergar o futuro do futuro. “Prever o futuro é fácil. Mas alguém que consegue enxergar o futuro do futuro, ele constrói caminhos. Quando a pessoa “anda” acima da velocidade prevista, ele domina os negócios”.