É possível uma privatização da Petrobras (PETR4)?

O Ministério das Minas e Energia enviou um ofício ao Ministério da Economia solicitando a entrada da Petrobras no Programa de Parcerias de Investimentos e a realização de estudos sobre a privatização da companhia.

A Petrobras destacou em Fato Relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) esse pedido do ministério: “A qualificação da Petrobras no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) tem como objetivo dar início aos estudos para a proposição de ações necessárias à desestatização da empresa.”

Felipe Miranda diz que é cético quanto à privatização da Petrobras no curto prazo. “Eu não acredito na privatização da Petrobras nesse momento, não acho que deve acontecer, mas só de haver o debate, confesso que acho positivo. Há alguns anos era impensável que a gente estivesse debatendo esse assunto”, comenta.

Para o analista, o papel do governo não deveria ser o gerenciamento de uma empresa do setor petrolífero, mas sim o de atuar em programas sociais e iniciativas de educação e segurança.