Após 100 dias de guerra, Putin conta com a indiferença do mundo

Presidente russo parece esperar a redução do apoio internacional à Ucrânia para conquistar grandes avanços

Volte o relógio para 23 de fevereiro, um dia antes de a Rússia lançar sua invasão total da Ucrânia, e pode-se ficar tentado a prever que os dias do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky no cargo estavam contados.

Afinal, as forças armadas da Rússia custavam dez vezes mais que as da Ucrânia. Moscou desfrutou de uma vantagem dupla sobre Kiev nas forças terrestres; e o Kremlin tinha dez vezes mais aeronaves e cinco vezes mais veículos blindados de combate de seu vizinho.

PUBLICIDADE

Visivelmente irritado, o presidente russo Vladimir Putin, apareceu na televisão poucos dias antes, fazendo um monólogo histórico e desconexo que deixou claro que ele não esperava nada menos do que uma mudança de regime em Kiev.

Leia Mais

O líder do Kremlin parecia estar apostando que Zelensky fugiria de sua capital, assim como o presidente do Afeganistão, apoiado pelos EUA, havia deixado Cabul apenas alguns meses antes, e que a indignação ocidental diminuiria, embora com a dor temporária de novas sanções.

Cem dias depois, quaisquer planos que Putin possa ter para um desfile da vitória em Kiev estão em espera por tempo indeterminado. A moral ucraniana não entrou em colapso.

As tropas ucranianas, equipadas com armamento antitanque moderno entregue pelos EUA e seus aliados, devastaram colunas blindadas russas; mísseis ucranianos afundaram o navio Moskva, o orgulho da Frota do Mar Negro da Rússia; e aeronaves ucranianas permaneceram no ar, contra todas as probabilidades.

No fim de março, os militares russos começaram a retirar suas tropas da capital ucraniana, alegando que haviam mudado o foco para a captura da região leste de Donbass. Três meses após o início da invasão, a Rússia não parece mais almejar uma guerra curta e vitoriosa na Ucrânia – nem parece ser capaz de alcançá-la.

O problema do prognóstico

Isso significa que a Rússia está perdendo? É tentador analisar o panorama do conflito em um determinado dia e tirar conclusões abrangentes.

Os ucranianos conseguiram matar generais russos em um ritmo surpreendente; Moscou foi forçada a reorganizar seu comando militar após a desordem inicial; e as baixas russas, por mais indescritíveis que sejam os números oficiais, são chocantemente altas.