SP: 7 de junho é prazo final para declaração de vacinação contra a aftosa

A declaração deve ser feita preferencialmente por meio eletrônico através do sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), informa a SAA

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), informa que o produtor rural tem até o dia 7 de junho para declarar a vacinação contra a febre aftosa em seu rebanho.

A campanha, que encerrou-se no último dia 31 no Estado de São Paulo, estabeleceu que bovídeos com até 24 meses de idade deveriam receber o imunizante.

A declaração deve ser feita preferencialmente por meio eletrônico através do sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE).

Quando não for possível, o produtor poderá acessar a declaração na internet clicando AQUI, preencher e entregá-la pessoalmente na unidade da Defesa Agropecuária mais próxima.

Além dos bovídeos que foram vacinados é preciso declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporcos), ovinos, caprinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

O criador que deixar de vacinar e de comunicar a vacinação estará sujeito a multas que variam de 03 a 05 UFESP’s por animal, sendo de 05 UFESP’s (159,85 reais) por cabeça que deixar de vacinar e 03 UFESP’s (95,91 reais) por cabeça que deixar de comunicar. O valor de cada UFESP – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é de 31,97 reais para o ano de 2022.

Brucelose – Assim como a aftosa, o prazo para a declaração da vacinação contra a brucelose no GEDAVE é 7 de junho.

A campanha, que também chegou ao fim no dia 31 de maio, estabeleceu que produtores vacinassem as fêmeas, bovinas e bubalinas, com idade entre 3 e 8 meses de idade.

O calendário estabelecido no Estado pela Secretaria visa facilitar a organização do produtor rural. O prazo para apresentar o certificado de vacinação nos laticínios e outros estabelecimentos de processamento de leite encerra-se na mesma data.