Nova onda de frio derruba as temperaturas e traz novas geadas. Confira.

A forte onda de frio do começo da segunda quinzena de maio deste ano foi sentida em todas as Regiões do país. A temperatura baixou para quase 5°C negativos no Sul do Brasil. Estados do Norte, como Rondônia e Tocantins, registraram temperaturas em torno de 11°C. No Sudeste, geou em áreas do estado de São Paulo, no Sul de Minas e também do Triângulo Mineiro.

A cidade de São Paulo registrou 6,6°C, que foi a temperatura mais baixa para um dia de maio desde 1990. O frio intenso de maio, causou geada no Distrito Federal e Brasília registrou apenas 4,9°C, a segunda menor temperatura para um dia de maio desde 1960, segundo dados do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia.

Nova onda de frio derruba as temperaturas no centro-sul do Brasil

Uma nova e intensa massa de ar polar avança na madrugada da quinta-feira (09) sobre o Brasil, trazendo o frio para todo o centro-sul do país. As temperaturas começam cair entre o leste, sul e serra do Rio Grande do Sul, Região Serrana de Santa Catarina e do Paraná, interior de São Paulo, sudoeste de Mato Grosso e centro-norte de Mato Grosso do Sul.

Os recordes poderão ser de menor temperatura mínima e menor temperatura máxima, ou madrugada e tarde mais fria. 

Nas áreas altas de Santa Catarina, as temperaturas voltam se aproximar dos 10 °C. O sábado (11), será frio e gelado com temperaturas abaixo de 0 °C entre o sul do Paraná e norte do Rio Grande do Sul. Os valores podem ser expressivos nas áreas de serra do Sul do Brasil.

O risco de geada ampla aumenta na manhã do domingo (12), entre o Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul de Mato Grosso do Sul, extremo sul e oeste de São Paulo. As tardes também serão frias na região da Zona da Mata Mineira, estado do Rio De Janeiro, Grande São Paulo e interior paulista. Em Rondônia e no Acre, amanhecer bem frio o que é atípico para esta época do ano.