Conheça tudo sobre o Fiagro

O Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais, ou Fiagro, funciona de forma bem similar aos fundos imobiliários

Uma nova opção de investimento vem crescendo no Brasil, são os Fiagro. Junto aos fundos imobiliários, os Fiagro podem entregar renda ao investidor.

Os fundos que investem no agronegócio e são negociados em bolsa, os Fiagro tem boas expectativas de crescimento no Brasil.

Como um dos grandes negócios do Brasil é o agronegócio, os fundos voltados a tal área tem tudo para ganhar aderência no mercado financeiro e se tornarem uma nova opção de renda ao investidor.

O que é Fiagro?

O Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais, ou Fiagro, funcionam de forma bem similar aos fundos imobiliários.

Ao invés de se tratar de investimentos em escritórios, galpões logísticos, shopping centers e demais ativos imobiliários, o foco do Fiagro é sobre ativos relacionados ao agronegócio, inclusive sobre a produção do setor.

Dentro do Fiagro voltado à área imobiliária do agronegócio, o investidor vai encontrar fundos que investem em CRA (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) e em propriedades agrícolas.

Como o Fiagro funciona?

Ao se tornar cotista de um Fiagro, os recursos do investidor, vão se somar ao dinheiro de todos os outros cotistas. Por sua vez, o gestor do fundo vai alocar os valores em investimentos ligados ao agronegócio.

Atualmente um dos Fiagro que mais ganha espaço no mercado são aqueles que investem em propriedades agrícolas e em CRA.

Ambos os ativos conseguem gerar rendimento mensal. Assim, os cotistas recebem parte desses ganhos. Para aqueles que procuram construir renda, os Fiagro são uma ótima opção.

Bem similar aos fundos mobiliários, os Fiagro pagam todos os meses parte de seus rendimentos.

Além de receber parte dos lucros mensais, os cotistas ainda têm a chance de ganhar dinheiro com a valorização das cotas na bolsa.

Dentro da bolsa já existem alguns Fiagro, sendo que há cotas sendo negociadas a partir de R$ 10,00. Sem dúvidas, os Fiagro são bem acessíveis.

Como investir em Fiagro?

O investimento pode ser feito através da bolsa de valores, a B3. Para ter acesso à bolsa, o investidor precisa ter uma conta em uma corretora de valores mobiliários.

Tanto bancos, quanto instituições independentes oferecem condições de acesso à bolsa e assim, o investidor pode comprar e manter sua carteira.

A abertura da conta, quanto o acesso à bolsa são muito simples. Em questão de dias, o investidor já poderá investir em Fiagros.

Dentro do banco ou corretora, o investidor deve buscar o home broker e para realizar compra de um ativo, deve inserir uma ordem de compra para o fiagro selecionado. 

Quais as vantagens e desvantagens do Fiagro?

Por anos o investidor tinha poucas alternativas de investimento relacionadas ao agronegócio. Existem as ações de empresas do agronegócio, as CRA, além de contratos futuros.

Mas todos esses ativos possuem um grau de risco elevado. Ao comprar uma ação, o investidor está “apostando” em uma empresa da área. Já a CRA é um certificado “caro” que pode concentrar um bom volume financeiro, por fim, os contratos futuros são investimentos complexos que devem ser muito bem avaliados.

Sendo assim, não havia uma opção mais acessível e com rendimentos que pudessem oferecer renda ao investidor, coisa que o Fiagro tem.