Energia Solar: ainda é viável e econômica?

Podemos afirmar que, em algum momento, você deve ter pensado em investir nesse tipo de energia. Se você perceber, a aplicação e o uso de energia solar ainda são tímidos e isso pode ter deixado uma sombra de dúvidas sobre o assunto. A pergunta é: será que vale a pena o investimento nesse modelo de energia?

Os custos com a energia residencial, comercial e rural são altos e consomem grande parte do caixa. Diante dos aumentos e tributações do setor, nos últimos anos observamos um aumento pelo interesse por fontes alternativas. Por isso, a energia solar se popularizou de um tempo para cá. Outra dúvida muito comum entre os consumidores é: “como isso pode ser interessante para mim?

Informe o valor da sua conta de energia e faça uma simulação aqui.

O fato é que o custo da energia solar era tido como um grande impeditivo para a instalação em massa nas residências e comércios do Brasil. Porém, essa afirmativa pode ser considerada no mínimo imprecisa, pois além dos custos estarem reduzindo diariamente, a recuperação do investimento também acontece no curto prazo.

A estratégia é fazer uma análise das condições locais, realizando um levantamento das características e dos pontos positivos e negativos para a instalação de placas solares. Com o projeto, é possível verificar a viabilidade técnica e econômica para a instalação das placas, além de projetar o tempo de retorno do investimento.

De acordo com Robson Rangel da Silva, Diretor Técnico da América do Sul Energia Solar, os principais benefícios neste sistema de energia elétrica estão a redução dos gastos com energia elétrica, durabilidade e produção a longo prazo e valorização do imóvel.

Benefícios

Economia financeira – Reduz imediatamente o custo com energia elétrica, e o payback (retorno sobre o investimento) se dá em aproximadamente 5 anos.

Investimento seguro com ótima rentabilidade – O investimento em placas solares pode obter até três vezes mais retorno quando comparado com investimentos em renda fixa.

Durabilidade e produção por um longo tempo – Em média um sistema fotovoltaico dura de 20 a 30 anos, quando realizadas as devidas manutenções e trocas de inversores.

Energia limpa e sustentável – A geração de energia a partir do sol não agride o meio ambiente e não gera resíduos durante o funcionamento.

Valorização do imóvel – O sistema fotovoltaico é um diferencial do seu imóvel na hora da venda, agregando valor à construção.

Robson esclarece as principais dúvidas sobre o Sistema Fotovoltaico.

O Painel Fotovoltaico gera Energia em dias Nublados?
Seja em dias nublados ou chuvosos, o painel fotovoltaico irá gerar energia elétrica, porém com uma intensidade menor. Em observação, os sistemas fotovoltaicos não necessariamente necessitam de um céu limpo para operar.

Quais dados são necessários para dimensionar um sistema fotovoltaico?
Para Sistema On-grid (Conectado a rede): os dados necessários para dimensionar um sistema fotovoltaico on-grid são encontrados na fatura energética do estabelecimento, sendo eles, Consumo mensal em kWh, tensão (110V/220V), tipo de sistema (monofásico, bifásico ou trifásico) e local da instalação (Cidade – UF).

Para Sistema Off-grid (Isolados): Lista de equipamentos com Potência (W), Horas de uso por dia, Tensão de funcionamento dos equipamentos (12V,110V e 220V, …), Local da instalação (Cidade – UF) e Autonomia requerida em dias (quantos dias sem sol o sistema deve suportar).

Quanto custa um sistema Fotovoltaico?
É difícil dizer com assertividade quanto custa o sistema pois dependemos de fatores que variam de um local para o outro, entre em contato e faça um orçamento gratuito com a [Nome da empresa].

Qual a vida útil do Sistema Fotovoltaico?
Um Sistema Fotovoltaico on-grid possui vida útil de 25 a 30 anos, sendo que a maioria dos painéis tem garantia de até 25 anos para produção de 80% de sua potência nominal. Já os inversores com garantia entre 5 a 10 anos e uma vida útil de 10 a 15 anos, podendo ser trocados.

Para um Sistema isolado (off-grid), varia conforme a vida útil de seus componentes, sendo 5 a 10 anos para inversores e controladores de carga e 4 anos para baterias de uso mais comum.

É necessária alguma adaptação em minha residência ou empresa?
Não, você pode utilizar a fiação elétrica já existente da sua casa ou empresa, bem como o seu telhado ou laje para fixação dos painéis, talvez seja preciso redimensionar a capacidade do telhado em relação ao peso total das placas e por questão de segurança algumas modificações na instalação elétrica.

Por que contratar uma empresa especializada?
Um projeto de energia solar é um projeto de engenharia. É necessário um profissional qualificado para a instalação e manutenção para evitar eventuais problemas. Haja visto, que um trabalho de má qualidade pode acarretar gastos desnecessários e gastar mais do que era previsto. Por isso, é importante contratar um profissional capacitado.

A resistência e qualidade dos materiais utilizados no projeto, é um fator limitante à vida útil do sistema. O melhor custo-benefício é a melhor opção, nem sempre o mais barato. Além de que, se não instalado da forma correta, pode gerar uma possível falha com a rede elétrica. Outro problema que pode acontecer é a não geração total de energia que o sistema é capaz de produzir.

Por isso, a América do Sul é especializada em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica e está preparada para a realização de um projeto que atenda a sua necessidade.

Faça uma simulação de um sistema fotovoltaico gratuito informando apenas o valor da sua fatura. Fazer simulação!

Faça uma simulação de um sistema fotovoltaico gratuito informando apenas o valor da sua fatura. Fazer simulação aqui.

América do Sul Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica

Toque aqui para falar com nossa equipe: (44) 99878-3198