Gado de corte: saiba como deve ser a alimentação

A nutrição é um dos elementos principais para o manejo na pecuária de corte. Além de sua influência direta na produção e reprodução, requer investimento de tempo e recursos para que seja efetiva. Por isso, planejar a alimentação do gado de corte para o aumento da produtividade, sem aumentar os custos, é um grande desafio dos pecuaristas.

É preciso ter em mente que cada etapa da vida do animal, exige cuidados e nutrientes específicos. Normalmente a nutrição para bovinos de corte é feita a partir de pastagens e a suplementação de vitaminas e sais minerais. O problema é que nem sempre as condições climáticas são adequadas para o desenvolvimento de pastagens. Nessa situação, é preciso adotar o manejo racional.

Alimentação para o gado

Os bovinos destinados à pecuária de corte exigem uma alimentação com foco na máxima eficiência de ganho muscular. É preciso levar em consideração o tempo para atingir o peso adequado e os custos de produção. Proteínas, gordura, açúcares, minerais, vitaminas e água precisam fazer parte da dieta do animal. Eles devem obedecer a proporção correta de acordo com a categoria e idade do animal.

É bom lembrar que, para que haja o aproveitamento máximo de todos esses nutrientes, é preciso ter conhecimento em nutrição animal. Afinal, para ter os melhores resultados, é fundamental saber as características dos alimentos mais utilizados e o balanceamento de uma dieta. Outro ponto importante é saber avaliar o desempenho e procurar soluções para aumentar a performance em conversão de ganho de massa muscular.

Torne-se um expert em Formulação de Suplementos para bovinos e aumente o lucro de sua produção. Inscrições abertas!

Exigências em cada fase

O gado de corte passa por 3 fases até que esteja pronto para comercialização e abate: cria, recria e engorda. Para cada uma das fases, exige-se uma recomendação nutricional específica. São elas:

Cria

A fase de aleitamento até o momento do desmame, o leite é o alimento básico do bezerro. Porém as exigências nutricionais para esta fase podem ser completadas no momento em que se iniciar a fase de transição para a alimentação sólida, incluindo compostos ricos em nutrientes (vitaminas e sais minerais), pois o animal mantém o desenvolvimento e se adapta para a mudança no modo alimentar.

Recria

Na fase da recria (partir do desmame do bezerro até que ele atinja a idade adulta), deve-se introduzir os alimentos gradativamente, até que o animal se habitue com a nova alimentação. Após esse período, as principais fontes de nutrientes e base da alimentação do bovino são as pastagens, a mistura mineral e água.

O problema é que nessa fase há baixa ocorrência de chuvas e por isso o gado precisa ter sua alimentação com o devido planejamento do criador, para que se evite a perda de peso. Assim, a suplementação é a alternativa para manter o crescimento do ganho muscular.

Engorda e terminação

A fase da engorda e da terminação é o ápice do desenvolvimento do animal. Essa etapa se inicia quando o bovino atinge cerca de 300 kg de peso vivo. Além disso, sua estrutura corporal deve estar bem desenvolvida.

Quando os novilhos alcançam essas condições, eles precisarão aumentar a musculatura e a gordura depositada. O objetivo é alcançar em média 450 kg de peso vivo.

Formulação de Suplementos para bovinos

A alimentação para o gado de corte envolve uma série de técnicas e conhecimentos específicos. Assim, realizando o manejo adequado, certamente o ganho de peso será mais eficiente e lucrativo. Outra dúvida muito comum entre os pecuaristas e técnicos é se pode ou não utilizar outras fontes de fósforos nos suplementos para bovinos, além das garantias exigidas pelo MAPA em relação aos suplementos minerais com ureia, suplementos minerais proteicos e suplementos minerais proteicos energéticos.

Aprenda as técnicas da formulação lucrativa e eficiente!

Professor Branco, Expert em Nutrição de Ruminantes (PhD), com mais de 40 anos de experiência como professor de pós graduação e consultor, é reconhecido como um dos maiores especialistas em nutrição animal do Brasil.

Branco foi o Desenvolvedor do Programa de Formulação de Rações NutriMax e BeefX com mais de 110 publicações nacionais e internacionais, desenvolveu um curso exclusivo onde ensina a formular qualquer tipo de suplemento que realmente dê resultado.

Torne-se um expert em Formulação de Suplementos para bovinos e aumente o lucro de sua produção. Inscrições abertas!