Governo libera operações do Plano Safra 21/22

Medida não inclui o Moderfrota, para investimento em máquinas, e o PCA, para a construção de estruturas de armazenagem

O Ministério da Economia autorizou na sexta-feira (10/6) a retomada de algumas operações de crédito com juros subvencionados referentes ao Plano Safra 2021/2022. A decisão foi tomada depois de aprovações de recursos suplementaras no Orçamento da União, para garantir a equalização das taxas do crédito oficial. Nas contas do Ministério da Agricultura, a liberação deve permitir a contratação de R$ 15 bilhões em financiamentos até o dia 30 de junho, quando termina a vigência das condições atuais.

Em nota, o Ministério da Agricultura informou que serão retomadas as contratações das linhas de financiamento do Pronaf (Agricultura Familiar) incluindo investimentos, aquisição de matrizes e reprodutores, aquisição de tratores, colheitadeiras e outros veículos. Também foram liberadas outras linhas como ABC (agricultura de baixo carbono), Pronamp (médio produtor), Inovagro (inovações tecnológicas), Proirriga (irrigação) e Moderagro (modernização). 

Linhas de crédito reabertas
– Agricultura de Baixo Carbono (ABC)
– Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf): aquisição de matrizes e reprodutores; caminhonetes de carga e Motocicletas adaptadas à atividade rural; investimento; tratores e colheitadeiras.
– Comercialização FEE
– Custeio Empresarial
– Custeio Pronamp
– Inovagro (inovações tecnológicas)
– Investimento Empresarial
– Investimento Pronamp
– Moderagro (modernização de estruturas)
– Procap-Agro – Giro
– Proirriga (investimento em sistemas de irrigação)

Linhas que permanecem suspensas
– Moderfrota (máquinas e equipamentos)
– PCA (armazenagem)
– Prodecoop (desenvolvimento cooperativo)