Importância da suplementação para bovinos de corte criados a pasto

Na pecuária de corte, para que o animal expresse o seu máximo potencial genético para ganho de peso, torna-se necessário o suprimento de suas exigências nutricionais, que incluem proteínas, energia, vitaminas e minerais. Nas condições exclusivas de criação em pastagens, toda a exigência dos nutrientes está disponível na forragem.

Entretanto, observa-se que, mesmo no verão, grande parte das vezes, o animal não é capaz de expressar o máximo desempenho em ganho de peso, quando mantidos exclusivamente em pastagens. Tudo isso é devido ao valor nutritivo das diferentes forragens utilizadas, nos diferentes sistemas de produção de bovinos de corte. 

A fim de se obter o máximo de desempenho animal, é importante que se conheça o nutriente que limita a produção, viabilizando, portanto, a correta suplementação do mesmo, de forma a corrigir os outros fatores limitantes da produção. 

A suplementação de animais em pastejo pode ser feita em até 0,5% do peso vivo (PV), sem decrescer o consumo de forragem. Quando o suplemento é totalmente adicionado à pastagem, entre 0,3 e1,0% PV proporciona, para cada 500g fornecidos, redução no consumo da pastagem de aproximadamente 300g.

Deficiência de minerais

Para que se entenda os efeitos da deficiência dos minerais, é necessário conhecer um pouco de suas funções. Em aspectos gerais, os minerais desempenham três tipos de funções essenciais, tanto para o organismo dos animais, quanto do homem: participação como componente estrutural dos tecidos corporais; atuação em tecidos e fluidos corporais como eletrólitos para manutenção do equilíbrio ácido-básico, pressão osmótica e permeabilidade  das membranas celulares e, finalmente, atuam como ativadores de processos enzimáticos ou integrantes da estrutura de metalo-enzimas ou vitaminas.

Tais deficiências podem ocorrer em diversos níveis, partindo das deficiências severas, ocasionando perturbações mais ou menos características, até às deficiências leves, que apresentam sintomas inespecíficos, tais como desenvolvimento lento, problemas de fertilidade, baixo rendimento de carcaça e pouca produção de leite. Tais deficiências estão ligadas a áreas geográficas específicas. Em alguns casos, deficiências leves ou moderadas podem levar a sérios prejuízos econômicos, uma vez que reduzem a produtividade dos animais, constituindo um obstáculo à melhoria dos rebanhos.

Aproveite para aprender mais sobre o tema com o curso Formulação de Suplementos Rentáveis para bovinos. Inscrições abertas aqui.

Suplementação mineral em pasto

A suplementação para bovinos em pastejo é empregada em situações em que o pasto apresenta deficiências que caracterizam impedimento na produção ou reprodução. Muitas vezes, o consumo do suplemento resulta em diminuição do consumo de forragem, devido ao efeito de substituição. Nesse critério o coeficiente de substituição pode ser definido como decréscimo no consumo de forragem. Sendo que, quanto melhor for a forragem, menor será o coeficiente de substituição pelo suplemento. Dessa forma, tal coeficiente pode refletir a manutenção de um consumo de energia em nível constante, ou a diminuição da digestão da fibra.