Como utilizar a tecnologia para aumentar a produtividade no campo

Produtores rurais precisam de soluções que forneçam informações agroclimáticas em tempo real, de forma ágil, prática e precisa

Um dos maiores desafios dos produtores rurais é utilizar a tecnologia em sua potencialidade, com o objetivo de intensificar a produtividade e ampliar a rentabilidade da lavoura. Isso ocorre porque há diversas soluções no mercado que, por conta das complexidades operacionais, tornam o dia a dia dos gestores do campo ainda mais difícil, prejudicando a tomada de decisão.

Para evitar surpresas desagradáveis e efetivar uma produção estratégica, os produtores rurais precisam de soluções que forneçam informações agroclimáticas em tempo real, de forma ágil, prática e precisa, sobre cada talhão da sua propriedade. As tecnologias da Zeus Agrotech atendem todas essas exigências e são grandes aliadas dos altos índices produtivos.

Especializada em coletar, processar e analisar dados agroclimatológicos e hídricos, a startup brasileira foi fundada na cidade de Uberlândia (MG), por agrônomos, agricultores, meteorologistas e especialistas em tecnologia, e atende clientes de diferentes perfis, localizados em 16 Estados brasileiros.

De acordo com Márcio Boralli, Diretor Comercial da Zeus Agrotech, a startup tem mais de 300 clientes e monitora, de forma totalmente segura, mais de 7 milhões de hectares, com destaque para grãos, cana e floresta. “Somos uma empresa end-to-end, ou seja, fabricamos o nosso hardware e desenvolvemos o nosso software, proporcionando elevada proteção de dados para quem utiliza nossas soluções”, pontua Boralli.

“Entre os benefícios de nossas soluções, destacam-se ganho de produtividade, maior eficiência operacional, redução de desperdícios com aplicações ineficientes e otimização de planejamento e operações agrícolas, além de tomada de decisões agrícolas baseada em dados e previsão do microclima dos talhões da fazenda”, acrescenta.

As soluções da Zeus AgroTech proporcionam Monitoramento Agroclimático (volume, horário, intensidade e local/talhão que ocorreu chuva, além de temperatura mínima, média e máxima, umidade e radiação solar velocidade, direção do vento e rajada); Previsão Meterológica (informações de clima de dez dias e de volume para quatro semana); Tendências Climáticas (dados para os próximos cinco meses, além dos registros dos últimos cinco anos versus média histórica); e Mapas de Chuvas (comparação sobre o diferente comportamento e volume de chuva nos diferentes talhões de sua propriedade, por período selecionado).

A startup brasileira também oferece Alertas Agrocimatológicos (incidência de veranico, de incêndio e geadas, entre outras possibilidades); Gráficos Analíticos (dados de forma simplificada e fácil, para você analisar com maior precisão e assertividade); e Balanço Hídrico (análise sobre o comportamento hídrico em cada estádio fenológico das culturas em sua lavoura).