Exportações de carne de frango com recorde em maio

As exportações de carne de frango do Brasil renderam US$ 904,6 milhões em maio, alta de 37,8% ante o faturamento obtido no mesmo mês do ano passado e um novo recorde mensal, puxado pelo impacto da inflação sobre os preços, disse a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ontem.

O volume embarcado pelo maior exportador global da proteína também cresceu em maio, mas em uma proporção menor, de 3,7% no comparativo anual, para 429,6 mil toneladas – considerando produtos in natura e processados.

“O quadro inflacionário global, com a alta dos custos de produção, e a forte demanda por carne de frango no mercado internacional fortaleceram os preços médios internacionais para patamares superiores a U$S 2 mil por tonelada”, disse em nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

“O bom desempenho na receita dos embarques de maio ajuda a equilibrar os impactos gerados pelos preços elevados de todos os insumos que compõem a produção”, acrescentou, em referência a itens como o milho e farelo de soja.

De acordo com a entidade, a máxima histórica anterior para a receita foi registrada em abril deste ano, com US$ 821,07 milhões.

Destinos

Entre os principais destinos das exportações brasileiras, a ABPA destacou a China, que foi o principal comprador ao importar 50,2 mil toneladas, apesar de ter recuado em 8,8% ante maio do ano passado.

Já os Emirados Árabes Unidos importaram 44,8 mil toneladas no período, um salto de 73,2%, seguidos pelo Japão, com 33,1 mil toneladas (+3,2%) e União Europeia, com 26,3 mil toneladas (+80,7%).

O aumento de compras da proteína pelos europeus ocorre em momento de menor fornecimento ao bloco vindo da Ucrânia, após a invasão do país pela Rússia.

O diretor de mercados da associação, Luis Rua, acrescentou que o Brasil tem aumentado sua capilaridade dos embarques de maneira sustentável, além de reforçar a posição em mercados históricos.

“Ainda há boas expectativas nos meses vindouros nas exportações para o mercado mexicano”, pontuou.

Na véspera, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) informou que as exportações de carne de aves in natura do Brasil alcançaram 400,76 mil toneladas em maio, aumento de 4,7% ante igual período do ano anterior e o maior volume mensal embarcado em 2022. Ainda no complexo carnes, a Secex informou que as vendas externas da proteína bovina somaram 153,16 mil toneladas em maio, contra 126,76 mil toneladas um ano antes, apesar de episódios de suspensões temporárias de embarques para a China em alguns frigoríficos.