Deral aponta queda na produtividade do milho nas primeiras lavouras colhidas no Paraná

Efeitos da cigarrinha e severidade dos enfezamentos estão tirando produtividade da safrinha. Geadas também preocupam.

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e das principais safras do estado.      

O relatório semanal apontou que 3% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado. Enquanto isso, 44% da área está em maturação, 54% em frutificação e 2% seguem em floração.  

As regiões mais adiantadas com a colheita são Irati (100%), Ponta Grossa (10%), Guarapuava (5%), Cascavel, Francisco Beltrão e Toledo (4%), Maringá (3%), Campo Mourão e Pato Branco (2%), Laranjeiras do Sul e Pitanga (1%). 

Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 75% das lavouras como em boas condições, 20% em médias e apenas 5% em ruins.     

As regionais com mais reportes de lavouras em condições ruins são Francisco Beltrão e Laranjeiras do Sul (20%), Cascavel (11%), Pato Branco e Toledo (10%), Umuarama (5%) e Campo Mourão (3%).  

Os técnicos do Deral destacam que as primeiras áreas colhidas na região Sul do estado estão mostrando os efeitos da cigarrinha, com produtividades abaixo do esperado. Nas regiões Oeste e Centro-Oeste, as geadas podem ter tirado 10% da produtividade, além das perdas provocadas pela severidade dos enfezamentos. 

Já na região Norte, os trabalhos de colheita ainda estão se iniciando brevemente, com as lavouras ainda em fase de enchimento de grãos com desenvolvimento mais lento devido ao clima mais frio