Zoneamento Agrícola tem novo método de classificação do solo

A Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura publicou, nesta semana, a Instrução Normativa que estabelece o método para classificação do solo, em função da sua Água Disponível (AD), no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

O Zarc, coordenado pela SPA, está passando por avanços metodológicos e operacionais, tanto na etapa de modelagem e processamento, que é de responsabilidade da Embrapa, quanto na comunicação e disponibilização dos resultados. As novas classes de solo se somam a este conjunto de melhorias que visam aperfeiçoar a indicação dos riscos dos cultivos agrícolas. 

O novo conceito para a classificação do solo permite aumentar a precisão da estimativa do risco hídrico no Zarc, com enquadramento de risco em 99% das terras agrícolas brasileiras e é de fácil determinação.  

As primeiras culturas que terão portarias de Zarc publicadas com o novo formato serão soja e arroz irrigado subtropical. A medida em que os estudos de Zarc são atualizados, a nova metodologia de classificação dos solos é aplicada, dessa forma, portarias de Zarc publicadas no formato antigo continuam válidas até que a atualização ocorra e seja publicada uma nova portaria.