Geração de energia solar no Brasil já equivale a capacidade de Itaipu

Afirmação foi feita pelo ministro do Meio Ambiente, que afirmou que a capacidade de geração de energia solar no país já atingiu os 14 GW

Em 2021, a geração de energia limpa registrou recordes no país. A produção de energia eólica registrou 51 gigawatts e a energia solar 14 gigawatts. Isso foi o que afirmou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. “Nós já instalamos uma Itaipu de energia solar, Itaipu tem 14 gigawatts instalado”, disse ele.

Leite também acrescentou que esses números devem dobrar nos próximos anos e ressaltou o potencial brasileiro de geração eólica offshore (no mar). “Nós temos uma vasta área de oceano com ventos constantes sem tempestades. Isso faz com que os cálculos de eólica marinha sejam um dos mais baratos do mundo”, afirmou.

O ministro ainda falou sobre o programa Recicla Mais, que irá gerar créditos de reciclagem, sobre o fechamento de mais de 600 lixões nos últimos três anos e sobre o cenário internacional de preservação do meio ambiente, no qual o Brasil pode emergir como um fornecedor de energia limpa.

Desmatamento

O combate ao desmatamento também foi um dos temas comentados pelo ministro do Meio Ambiente. Entre as principais medidas adotadas pelo órgão estão o aumento das multas para quem for pego extraindo ilegalmente madeira nativa. A multa passou de R$ 1 milhão para R$ 50 milhões. “E nos casos de isso ocorrer em parques nacionais, isso pode dobrar”, disse o ministro.

Leite também destacou o fortalecimento das equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com a contratação de 739 servidores e repasse de recursos para aquisição de equipamentos como caminhões, veículos e tratores, “para trazer a esses órgãos mais estrutura para combater e proteger os parques e as áreas que são de responsabilidade do governo federal”