Frentes frias e chuva: veja como fica a previsão do tempo para agosto

O novo mês chega com perspectiva de mudança climática no país. A primeira semana de agosto começa com tempo firme e seco em grande parte do Brasil, com direito a chuva concentrada nos extremos do país, no decorrer dos próximos dias.

No entanto, uma passagem de nova frente fria é esperada mais para a segunda parte da semana. Essa condição mudará o tempo na região Sul. A chuva deve retornar a partir de quinta-feira (4), nos três estados sulistas — onde as temperaturas tendem a diminuir.

Até o fim de agosto as chuvas seguirão concentradas em parte do Norte do país, precisamente entre Amazonas e o noroeste do Pará, localidades que devem ter anomalias positivas de chuva.

Em Mato Grosso do Sul e no Paraná, chuvas devem ocorrer de forma mais regular ao longo do mês. Na faixa central do país, pouca chuva é esperada — assim como ocorreu ao longo de julho, conforme explica a apresentadora Desirée Brandt, da Climatempo.

“Em alguns locais, a chuva pode ficar acima da média, mas não podemos esquecer que a média é baixa nesta época do ano, e qualquer volume a mais já extrapola a climatologia”, comenta Desirée Brandt. Em grande parte do Brasil Central não há previsão de desvio significativo das chuvas.

Chuvas acima da média no Sudeste em agosto

No Sudeste, as chuvas devem ficar um pouco acima da média na divisa de São Paulo com o Paraná e na faixa leste dos três estados da região com saída para o mar: Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. As temperaturas ficam amenas em parte do Sul  e também no sul e leste de São Paulo, na Zona da Mata mineira e em parte do Rio de Janeiro.

Por outro lado, em grande parte do país, as temperaturas já começam a entrar em elevação. O calor aumenta em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e em Goiás — o mesmo ocorre no sul do Amazonas, em Rondônia e no sul do Pará.

Todas essas áreas têm previsão para ondas de calor em agosto, especialmente na segunda metade do mês. “Em média, vamos ter três ou quatro frentes frias e mais três ondas de frio”, diz a meteorologista.

Em comparação com julho, agosto será mais chuvoso na metade norte do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná. O clima também será um pouco mais úmido em Mato Grosso do Sul e São Paulo.