Exportação na avicultura é considerada a força do Brasil

Previsões divulgadas em análise do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostram que as exportações da avicultura brasileira cresceram rapidamente entre 2001 e 2021 e sua liderança mundial será mantida nos próximos anos

As exportações da avicultura brasileira cresceram rapidamente entre 2001 e 2021 e sua liderança mundial será mantida nos próximos anos, segundo previsões divulgadas em análise do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O país recuperou o título de maior exportador de aves do mundo em 2007.

Em particular, o aumento da produção nacional de ração para aves (grãos para ração e soja) ajudou a impulsionar a expansão da produção de aves no Brasil.

De 2015 a 2019, a China respondeu por uma média anual de 13% das exportações brasileiras de aves.

Volume de frango exportado de países e regiões selecionadas com projeção de crescimento em 25% entre 2021 e 2031

,
Exportação de carne de frango

Em comparação, os Estados Unidos enviaram 1% de suas exportações de aves para a China durante esse período.

As exportações do Brasil também aumentaram para os mercados da Europa e Oriente Médio.

De acordo com a mesma análise, o Brasil deverá continuar sendo o maior exportador mundial de aves, com um aumento de 5,2 milhões de toneladas até 2031.

Indústria avícola

Os três maiores exportadores (em volume) são Brasil, Estados Unidos e União Européia (UE). Juntos, eles responderam por 71% das exportações globais de aves em 2021, uma participação que deve permanecer praticamente estável em 2031.

As outras quatro principais regiões exportadoras, “Outras na América Latina ”, “Outras na Ásia ”, Tailândia e ex- União Soviética , responderam por 19% das exportações globais de aves em 2021. Espera-se que sua participação aumente ligeiramente em 2031.

Assim como o Brasil, o mercado de exportação de aves da UE cresceu entre 2001 e 2021, embora a região continue sendo o terceiro maior exportador mundial.

Este crescimento deve-se principalmente à procura de importação nos mercados da África Subsariana, como o Gana e a República Democrática do Congo, bem como Hong Kong e Arábia Saudita.

Remessas dos EUA

Apesar de perder parte do mercado de exportação para o Brasil, os Estados Unidos continuam sendo o segundo maior exportador de aves e devem continuar assim pelos próximos 10 anos.

Embora as exportações de aves dos EUA devam aumentar até 2031, a participação dos EUA nas exportações globais de aves deverá diminuir ligeiramente para 24%, de 26% em 2021.

Os EUA viram um declínio significativo nas exportações para a China durante a disputa comercial de 2018-19 , com um declínio médio anual de 37% entre 2015 e 2019 antes de se recuperar em 2020.

No entanto, as exportações dos EUA para países latino-americanos, particularmente Cuba , Guatemala e Colômbia, aumentaram na última década.

As exportações para a África do Sul também aumentaram à medida que as restrições comerciais diminuíram desde 2015. As exportações de carne de frango dos EUA são principalmente na forma de carne escura, especificamente quartos de perna (perna e coxa sem cortes).