Liderando a mudança em direção a uma agricultura sustentável e produtiva

A Ciência e a tecnologia à serviço da agricultura sustentável

O maior polo de inovação aplicado à produtividade sustentável na agricultura está localizado no sul da Espanha e possui mais de 50 projetos em curso e trabalha tornando “mais verdes” outras empresas do setor agroindustrial e grandes produtores.

A Kimitec está presente no Brasil desde 2019, com uma oferta de bioativadores de tecnologia própria que estão revolucionando, entre outras culturas, a soja. Reduzindo as perdas produtivas de forma sustentável e sem resíduos químicos. 

A sua equipe comercial e técnica não pára de crescer no país, onde a empresa conta com a sua própria delegação. Gilson Guardiero, Diretor Geral da Kimitec no Brasil está responsável por essa empresa de bioinsumos, que tem sua sede no sul da Europa e é a fundadora do MAAVi Innovation Center, o maior centro dedicado à agricultura produtiva e sustentável da Europa. 

A Ciência e a tecnologia à serviço da agricultura sustentável 

Há 15 anos, os fundadores da Kimitec propuseram ser a alternativa aos produtos de síntese química na agricultura, colocando a produtividade das culturas, o respeito pelo meio ambiente e a saúde do consumidor no centro da produção agrícola.

Hoje em dia a empresa está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e tem delegações próprias no Brasil, nos EUA, na China, na África do Sul e na América Latina, além de 21 escritórios comerciais.

Pioneira na mudança de paradigma da agricultura mundial, a missão da empresa consiste em desenvolver soluções para os diferentes desafios da agricultura mundial, como a perda de eficiência produtiva, o surgimento de resistências a pragas e doenças ou a mudança climática, além de oferecer aos agricultores alternativas eficazes à redução na utilização de produtos de síntese química e ao aumento do preço dos fertilizantes.

Desde 2012, a Kimitec já investiu mais de 30 milhões de euros em P&D. Projetos próprios e em colaboração com outros centros e entidades públicos e privados espanhóis e internacionais sob um modelo Open Innovation e é a única empresa do setor com 5 projetos Horizon 2020, um dos prêmios mais reconhecidos à pesquisa concedido pela União Europeia.

Tudo isto em resposta aos novos requisitos meio ambientais de produção sustentável e sem resíduos químicos, exigidos pelas cadeias internacionais de supermercados e mercados de importação, como a EU com a sua estratégia “Farm to Fork”(2020); os EUA com o seu Green New Deal (2021); e a China com a sua declaração de Kunming (2021). Metas climáticas compartilhadas por países como o Brasil que estão aderindo ao Acordo de Paris (2015) e por empresas que trabalham para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (2015). 

Mas o objetivo da Kimitec e as suas soluções não se baseia somente em certificar a gestão ecológica das culturas e sim em facilitar uma mudança na forma como o produtor produz baseada em uma agricultura mais sustentável, eficiente e produtiva baseada em moléculas e compostos naturais. 

Por outro lado, conscientes da difícil situação de perda de eficiência produtiva e das alterações climáticas vivenciada pelos produtores, a empresa conta com uma aliança estratégica com grandes produtores, o MAAVi Lab, que tem como objetivo pesquisar e desenvolver soluções personalizadas às necessidades agrícolas sem aumentar os custos. Acordos em que o MAAVi Innovation Center e o produtor trabalham em conjunto para dar resposta às necessidades de reduzir as perdas produtivas e a qualidade das culturas, aumentar a vida pós-colheita, a gestão eficiente da água e dos nutrientes, a sustentabilidade e a adaptação às demandas do mercado atual. 

Grandes produtores espanhóis como a Frutas Bollo, a Única Group, a Peregrín, a Cooperativa La Palma e países como El Salvador e o Uzbequistão já possuem o seu MAAVi Lab e estão disponíveis para o grande produtor brasileiro. 

Tudo se baseia em igualar a eficácia de produtos químicos convencionais 

A chave para a eficácia dos produtos da Kimitec está em uma tecnologia própria chamada 4Health, trabalhando lado a lado com a Inteligência Natural, extraindo a riqueza da botânica, da microbiologia e das microalgas, descodificando o seu potencial com a LINNA, a plataforma de Inteligência Artificial única no mundo, com o objetivo de impulsionar uma transição rápida da síntese química para soluções naturais de igual eficiência, além de acelerar os tempos de pesquisa, reduzir a margem de erro e oferecer alternativas anteriormente inexploradas. 

O MAAVi Innovation Center possui instalações modernas de 15.000 m2, que aumentará para 40.000 metros quadrados após a conclusão da construção da fase 2 em 2023. Conta com a mais recente tecnologia e dispõe de uma equipe de P&D&i de mais de 80 profissionais.

Como você pode ver, a tecnologia está no núcleo do negócio, mas não para substituir a natureza e sim para dar a ela um papel principal.


Bioativadores para as culturas brasileiras

No que diz respeito às estratégias destinadas a melhorar a produtividade e a sustentabilidade das culturas, a Kimitec do Brasil dispõe atualmente de diversos bioativadores que ajudam as culturas a superar diferentes tipos de estresse: como o fisiológico inerente do desenvolvimento vegetativo da cultura, o abiótico causado por fatores ambientais (seca, altas temperaturas ou chuvas fortes) ou o químico causado pelo uso de agentes fitossanitários. Os bioativadores desempenham funções notáveis na resolução de problemas como o enraizamento, o aborto floral ou o enchimento dos grãos. 

Além disso, esses bioativadores trazem benefícios secundários para o agricultor, pois promovem a ativação da vida do solo, como a liberação de estoques de nutrientes do solo que permite a racionalização do uso de fertilizantes e a redução de custos e gestão eficiente da água e dos nutrientes. 

Estes produtos são o Micro Si, o Activeg BR e o Xtender Row Ultra que contam com múltiplos ensaios realizados por diferentes pesquisadores agrícolas do país. 

No caso do Micro Si na soja, Geraldo Chavarría, pesquisador de fisiologia vegetal da Universidade de Passo Fundo, situada no sul Brasil, realizou uma primeira rodada de ensaios na última safra no Rio Grande do Sul e concluiu que o efeito bioativador do Micro Si na raiz da soja, no estabelecimento da cultura, causou um aumento na produção de 200 a 250 Kg/ha a mais em relação ao manejo padrão, em um ano péssimo por conta das condições ambientais de restrição hídrica. Resultados que, embora devam ser ratificados nas próximas colheitas, são muito interessantes, pois “no Brasil, hoje em dia, não existe um produto com essas caraterísticas”. 

O Activeg BR foi testado por Valmir Menezes, sócio e pesquisador da ORYZA&SOY, na safra passada na cultura do arroz, juntamente com os tratamentos fitossanitários em pré-emergência e destacou a redução visível da fitotoxicidade dos herbicidas bem como o aumento da produtividade total em torno de 17,3 ton/ha, apresentando um incremento de 1,8 t/ha ou 35,5 sc/ha). Para Valmir, o Activeg BR, que continuará sendo testado no arroz nas próximas safras, afirma que esta ferramenta “tem tudo para ser um bom produto”. A ORYZA&SOY também testou o produto na soja, e nesta cultura os incrementos se repetiram, com ganhos de 9 sc/ha.   

Brasil no centro
A empresa que já possui um portfólio de mais de 500 referências, muitas já registradas no Brasil, introduzirá dois novos produtos no mercado, antes do final de 2022.

O Invierna, que é um ativador da brotação e da floração tão eficaz quanto o produto de síntese química mais utilizado no país, do qual afirmou Itamar Boneti, proprietário da Fito Desenvolvimento e Produção em Santa Catarina, onde após ensaios realizados na última colheita da cultura da maçã, “é um produto sem resíduos com um grande potencial para substituir o produto com síntese química com a mesma eficácia, reduzindo os riscos para o aplicador.”

O outro produto a ser introduzido no Brasil é o Sunbrella, que é um protetor solar totalmente inovador, destinado não só a proteger as culturas hortícolas, frutíferas e mesmo cultivos extensivos, das radiações solares cada vez mais intensas e nocivas devido às alterações climáticas, como também em oferecer para a planta melhor desenvolvimento. Além disso se trata de um produto totalmente incolor, ou seja, não mancha os frutos.

E em 2023 a Kimitec do Brasil lançará dois biodefensivos para o ácaro rajado e a mosca-branca com eficiência superior aos produtos químicos convencionais.

Por outro lado, o MAAVi Innovation Center da Kimitec está atualmente pesquisando 20 soluções para os problemas mais importantes da agricultura brasileira.

Algumas das mais destacadas são uma plataforma de bioherbicida para substituir o glifosato, vários biodefensivos destinados a combater pragas como a Spodoptera, a Helicoverpa ou a Tuta absoluta e doenças como a Colletotrichum, a Hemileia, a Plasmopara ou a Phytophthora, uma plataforma de bioativadores para diferentes culturas e estresses e um consórcio de microrganismos para a fixação do nitrogênio atmosférico na cana-de-açúcar e outras culturas extensivas, como a soja ou o arroz.