Até 2030 Brasil pode ser o maior exportador de algodão

Quarto maior produtor e segundo maior exportador de algodão, o Brasil tem potencial para ampliar a participação no cenário mundial da fibra nos próximos anos. A projeção é que o país se torne o principal fornecedor em 2030. Para tanto, é preciso incrementar investimentos na promoção do produto nacional junto aos principais clientes.

O tema foi destaque na abertura do 13º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), que iniciou nesta terça, dia 16, em Salvador. O evento, que acontece no Centro de Convenções da capital baiana, tem números recordes. São 2,5 mil participantes e 120 palestrantes, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), organizadora do congresso com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e da Embrapa.

O presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, comemorou a adesão ao congresso e salientou a importância de iniciativas que vêm fortalecendo a cotonicultura nacional. “É o caso do Cotton Brazil, que promove a nossa fibra no mercado externo, e do Sou de Algodão, que tem como foco o consumidor brasileiro e conta com mais de 1 mil marcas parceiras”, declarou.

Atualmente, 72% da produção nacional é exportada, com destaque para os países da Ásia, que absorvem mais de 80% do total comercializado pelo Brasil. “Em minha opinião, o Cotton Brazil é o melhor projeto de comunicação internacional do agro brasileiro e deve servir como inspiração para outras cadeias”, considera Marcos Jank, professor de Agronegócio Global do Insper. “Mesmo assim, a imagem do algodão brasileiro ainda diverge da realidade. Estados Unidos e Austrália estão há 30 anos nessa divulgação e investem muito mais. O Brasil precisa conhecer de perto seus clientes e estimular acordos comerciais com países da Ásia”, acrescenta.

Outro desafio importante da cotonicultura é vencer a concorrência com os sintéticos. A estimativa é que o share do algodão no mercado de fibras fique em 22% em 2031, enquanto o poliester deve responder por 64%. Em 2021, o algodão tinha uma fatia de 25%, e o poliester, de 56%.

Presente no congresso, o ministro da Agricultura, Marcos Montes, é otimista e acredita que o Brasil será o maior exportador da fibra nos próximos dez anos, passando das atuais 2 milhões para 4 milhões de toneladas. “A cadeia do algodão representa o Brasil com qualidade e certificação. É uma trajetória exitosa e exemplo de convergência entre os setores público e privado em favor do desenvolvimento econômico”, frisa.

O professor Marcos Fava Neves, da Universidade de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas, ressalta que, dos cinco maiores produtores de algodão, apenas o Brasil apresentou incremento no cultivo nos últimos anos. Enquanto em 2001/2022, o país plantava 700 mil hectares com a pluma, agora são 1,6 milhão de hectares. “O Brasil tem potencial e oportunidades para ampliar a produção. Para isso, é importante tratar de pontos essenciais, que são a governança, a sustentabilidade, a produtividade, o relacionamento e a rastreabilidade”, pontua.

A programação do 13º Congresso Brasileiro do Algodão segue até quinta, dia 18, com palestras técnicas que abordam do campo ao mercado, e espaços voltados à apresentação de tecnologias de expositores.