Vacas mais resistentes ao calor é foco de estudos

À medida que as temperaturas aumentam em todo o mundo, o estresse térmico está se tornando um problema global. Um novo estudo pode ajudar os produtores de leite a criar um rebanho mais resistente às ondas de calor.

O estresse térmico é uma condição que surge quando um animal não é mais capaz de regular adequadamente sua temperatura corporal – ele superaquece. O estresse térmico também torna os animais mais suscetíveis a doenças e é uma das principais causas de perdas de produção em animais de fazenda em países tropicais que experimentam temperaturas quentes durante todo o ano.

Um estudo recente na Tanzânia descobriu que a produção de leite em vacas leiteiras caiu 0,5 litro para cada unidade de aumento de temperatura.

Bonnie Mallard, professora do Departamento de Patobiologia da Universidade de Guelph, no Canadá, e a estudante de doutorado Shannon Cartwright, criaram a tecnologia High Immune Response (HIR) para determinar vacas com respostas imunes altas, médias ou baixas.

Vacas com alta resposta imune

Cartwright, enquanto trabalhava no Ontario Dairy Research Centre, usou a tecnologia HIR da Mallard para testar vacas quanto a uma alta resposta imune. Os pesquisadores também submeteram as vacas a temperaturas mais altas, inicialmente para determinar mudanças na função das células imunes no sangue sob condições adversas.

Eles descobriram que as vacas com alta resposta imune também tinham uma maior tolerância ao aumento da temperatura. Descobriu-se que essas vacas têm mais moléculas que ajudam na vasodilatação da pele, no alargamento dos vasos sanguíneos para resfriar o corpo e no aumento da proliferação celular, quando expostas ao calor.

“Essas altas respostas imunes parecem ter melhores mecanismos de resfriamento”, explica Cartwright. “As vacas que foram identificadas como respondedoras imunes altas também têm uma maior produção de moléculas que protegem as células durante o estresse térmico”, afirma Cartwright. “O estresse térmico leva a um aumento na temperatura corporal que pode resultar em morte celular, mas as vacas que produzem maiores concentrações de moléculas protetoras podem resistir melhor à morte celular”.

A mudança climática é um problema em andamento que provavelmente não será resolvido tão cedo, tornando importante identificar animais resistentes ao estresse térmico. A criação seletiva de vacas mais resistentes ao estresse térmico pode resultar em um rebanho mais resistente ao calor.