“Torta” de dendê na alimentação das vacas pode baratear produção

A torta de dendê é um produto originário da polpa seca do dendê

O leite de vaca é figurinha carimbada na mesa dos brasileiros. Combinação perfeita com café, o leite é usado como base na fabricação de outros produtos. O setor lácteo é importantíssimo na economia do país. Sabia que os alimentos que as vacas ingerem estão diretamente ligados com o resultado final do produto? O leite, no caso.

Pensando em alternativas com potencial nutricional para substituir os cereais convencionais na alimentação de vacas leiteiras, Aline Cruz, egressa do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) fez sua tese intitulada “Torta de dendê na alimentação de vacas lactantes confinadas”.

A torta de dendê é um produto originário da polpa seca do dendê, após a moagem e extração do seu óleo. A pesquisadora explica que “Os principais benefícios da torta de dendê na dieta das vacas lactantes são a concentração de proteína”. Além do impacto econômico, a torta reflete positivamente no meio ambiente, porque  além do impacto econômico, a utilização do alimento alternativo o cardápio das vacas leiteiras reflete positivamente no meio ambiente. Isso porque haverá uma diminuição do descarte incorreto do coproduto do dendê na natureza.