Semeadura da safra de soja inicia em MS

Região sul apresenta maior índice de área semeada, até o momento

A safra de soja 22/23 já iniciou em Mato Grosso do Sul,  com semeadura de aproximadamente 31 mil hectares, equivalentes a 1,3% do total previsto para a cultura no estado. A região sul apresenta maior avanço, com média de 1,6%, enquanto a região norte e central,  estão com 0,7% e 0,6% de média de semeadura, respectivamente.

O período que iniciou na segunda quinzena deste mês – após a finalização do vazio sanitário – e se estende até o fim de outubro, representa a maior concentração de semeadura no estado, abrangendo cerca de 70% da operação. 

A estimativa para o novo ciclo indica produtividade média de 53,44 sc/ha, produção de 12,3 milhões de toneladas e área de 3,8 milhões de hectares. A área apresenta um avanço de 2,5% em relação à safra passada, porém, o índice é 4,5% inferior ao avanço médio das cinco anteriores, de 7%, o que se justifica pelo aumento nos custos produtivos, que beiram os R$ 7 mil/ha.

Para os últimos três meses deste ano, a previsão climática aponta variação de precipitação de 300 a 700 mm em Mato Grosso do Sul. No extremo sul, o índice de chuva pode apresentar redução de 50% em relação à média, enquanto o extremo norte, pode ter acréscimo de até 50% no volume de chuvas.