Silos: entenda o segredo para manter a sua estrutura segura

Todo armazenamento de safra ajuda na rentabilidade, pois garante que você não perca seus produtos. Entretanto, não pode ser feito de qualquer forma! Os silos, portanto, são meios de armazenamento eficazes para o produtor que quer otimizar a comercialização e utilização de seus produtos.

Quais os tipos de Silo?

Os tipos de silos variam conforme o objetivo de cada armazenamento. Ou seja, existem tipos específicos para armazenar grãos e outros tipos destinados para armazenar forragem e biomassa.

Tipos de silos graneleiros

Os principais tipos de silos graneleiros são os seguintes:

Silos metálicos 

Os silos metálicos possuem estruturas de aço e são construídos por empresas especializadas. Eles conservam os grãos armazenados por, aproximadamente, um ano e não alteram a qualidade do produto. Além disso essas estruturas costumam durar até 30 anos!

Silos de concreto

Os silos de concreto são conhecidos principalmente nas regiões que produzem milho e arroz — dois cereais de grande importância para o agronegócio. 

Em condições ideais, o produto armazenado pode manter a sua qualidade por até quatro safras.

Importante: sua construção deve ser feita por empresas especializadas neste tipo de construção, assim como os silos metálicos. 

Silos de alvenaria 

Os silos de alvenaria são resistentes, porém necessitam de manutenção constante, pois podem apresentar defeitos em seu material no decorrer do tempo, com os impactos climáticos e com a incidência de chuva.

O tempo sugerido para o armazenamento dos grãos é de um ano nesse tipo de silo.

O segredo

A Base de Silos é uma estrutura de concreto estrutural utilizada como suporte para equipamentos de armazenamento de grãos, estes geralmente depositados em seu interior ao ar livre. A qualidade dos materiais utilizados, juntamente com técnicas construtivas garantem o sucesso e a integridade da construção.

Por fim, devemos ressaltar a importância de contratar um profissional especializado ou um consultor agrônomo para analisar o cenário da sua fazenda. Somente ele poderá indicar o silo mais adequado e fornecer um orçamento preciso.

Se você tem interesse por essa técnica de armazenamento a Mobiliza é uma empresa com Experiência e Responsabilidade com portfólio amplo, atendendo Cooperativas, Grandes Empresas, Fazendas.

Acesse nosso site www.mobiliza.com.br ou entre em contato pelo nosso Canal de Atendimento via WhatsApp 44 99887-0484.