Novo estudo busca proteger bananas de grande praga

“Nosso sucesso se deve a uma enorme quantidade de trabalho dedicado”

Cientistas da Universidade de Exeter deram esperança na luta para controlar o mal do Panamá em bananas. As bananas estão entre as frutas mais populares consumidas em todo o mundo. Eles são cultivados e consumidos localmente, fornecendo alimentos para quase meio bilhão de pessoas, e as exportações de banana geram uma renda preciosa.

Na década de 1950, a doença do Panamá, causada pelo fungo Fusarium oxysporum cubense Raça 1, dizimou a oferta mundial de banana. Este desastre foi superado pela introdução de uma nova variedade de bananas Cavendish. No entanto, uma nova raça do fungo, conhecida como Tropical Race 4, recentemente varreu os continentes e as plantações de banana de Cavendish.  

Esta nova ameaça da doença do Panamá é de particular importância, pois as bananas Cavendish representam cerca de 40% da produção mundial e mais de 90% de todas as exportações. Todos os esforços para controlar a doença nas bananas Cavendish falharam até agora. Neste novo estudo, publicado na revista PLOS Pathogens , os cientistas da Universidade de Exeter esperam que a doença do Panamá possa ser controlada por uma classe particular de produtos químicos antifúngicos.

A professora Sarah Gurr, especialista em patologia de plantas que liderou todo o trabalho sobre infecção de banana e cultivo de patógenos, disse que “nosso sucesso se deve a uma enorme quantidade de trabalho dedicado ao longo de vários anos com colegas de trabalho com habilidades extremamente díspares. Estamos muito satisfeitos e entusiasmados com o resultado do nosso trabalho e com o vislumbre de esperança de que a amada banana continue fazendo parte da nossa alimentação diária.”