Vira o jogo pra soja: Tem chance de subir?

Rússia suspendeu a participação no “acordo de grãos” alegando ataques a seus navios

Com a saída de Rússia do acordo de escoamento de grãos do Mar Negro, os preços da soja não tem mais tendência de baixa, como tinham até a semana passada. De acordo com análise da equipe de analistas de Consultoria TF Agroeconômica, o fim do corredor de exportações “muda tudo e para cima”.

“Como a soja toca de leve no trigo e no milho como farelo, é preciso ver a reação dos mercados a partir desta segunda-feira, mas, certamente, passam a existir um viés de alta. Só não sabemos em qual extensão ainda. A atitude recomenda é, então, de acompanhar bem de perto os acontecimentos”, sugerem os especialistas.

De acordo com os analistas da Consultoria TF Agroeconômica, não se trata só da suspensão dos embarques: “A Rússia acusou o Reino Unido, membro da OTAN, de atacar navios russos na Criméia, território reivindicado como russo pelo Kremlin, com todas as possíveis consequências do que isto significa. Nossa recomendação é, portanto, de observação e cautela”.

RÚSSIA FECHA CORREDOR E CULPA O REINO UNIDO

A Rússia suspendeu a participação no “acordo de grãos” alegando ataques a seus navios, disse Ministério da Defesa de Putin. “Tendo em vista o ato terrorista realizado em 29 de outubro pelo regime de Kyiv com a participação de especialistas britânicos contra navios da Frota do Mar Negro e navios civis envolvidos na garantia da segurança do “corredor de grãos”, o lado russo suspende a participação em a implementação de acordos sobre a exportação de produtos agrícolas dos portos ucranianos”, afirmaram os russos em comunicado.