México interrompe compra de milho dos EUA devido a proibição ao milho transgênico

O México tem um decreto presidencial que visa banir o milho geneticamente modificado em 2024

O governo do México não pode fazer compras de milhodos Estados Unidos porque não quer milho geneticamente modificado, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador nesta quarta-feira, em meio à pressão de seu principal parceiro comercial sobre o futuro das importações.

Os Estados Unidos queriam vender mais milho amarelo ao México e o México recusou, disse López Obrador em uma coletiva de imprensa regular.

“Há mercado para isso, mas o governo não pode comprar porque não queremos transgênicos”, disse López Obrador, citando a falta de investigação científica sobre seus efeitos.

“Somos um país livre soberano”, acrescentou.

O México tem um decreto presidencial que visa banir o milho geneticamente modificado em 2024 e eliminar gradualmente o herbicida glifosato, encontrado no Roundup.

Como a maioria dos países, a esmagadora quantidade de compras de milho no México é feita por empresas privadas, incluindo grandes traders de commodities como Cargill e Bunge.

López Obrador não especificou quem fez o pedido para vender mais milho, o valor da venda solicitada ou o prazo.

O Ministério da Agricultura mexicano e um porta-voz do presidente se recusaram a comentar quando solicitados a dar detalhes.

O México está pronto para reduzir pela metade suas importações de milho dos EUA quando o decreto entrar em vigor e está considerando acordos diretos com agricultores para garantir as importações de milho não transgênico, disse o vice-ministro da Agricultura do país em outubro.

O país é autossuficiente principalmente em milho branco, usado para fazer as tortilhas básicas do país, mas há décadas importa enormes quantidades de milho amarelo, principalmente de fornecedores dos EUA, para sua enorme indústria pecuária, bem como para a produção de alimentos industriais como cereais e molhos.

O país importa cerca de 17 milhões de toneladas de milho dos EUA por ano e está a caminho de importar ainda mais este ano, disseram especialistas. Os lobbies agrícolas dos EUA insistem que a proibição causará bilhões de dólares em danos econômicos.

Os futuros de milho da Chicago Board of Trade caíram na quarta-feira após as notícias, com o contrato de referência de dezembro caindo 6 centavos por bushel, na mínima de dois meses, de US$ 6,61-1/2 por bushel.

O Departamento de Agricultura dos EUA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A representante comercial dos EUA, Katherine Tai, discutiu as diferenças com o México sobre seu setor de energia e as exportações de milho dos EUA em uma reunião virtual neste mês, destacando “a importância de evitar uma interrupção nas exportações de milho dos EUA”.

O secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, pediu clareza sobre a proibição do milho transgênico no México, dizendo que os Estados Unidos podem usar o pacto comercial USMCA para desafiar as políticas do México, se necessário.