‘Só ração de qualidade não adianta’, comenta especialista em aviários

Especialista em sistemas de aquecimento dos aviários da Metal Agro recomenda sobre a qualidade do ar e ambiência para as aves

O sucesso da criação de um lote de frangos de corte passa especialmente por três pilares: manejo, nutrição e ambiência. As aves de corte na fase inicial não são capazes de manter uma temperatura corporal constante e são muito sensíveis às variações térmicas do ambiente no qual se encontram, principalmente no inverno.

Além disso, o pintinho possui uma alta relação entre área e volume corporal, dificultando assim a retenção e manutenção do calor. Por isso, manter um ambiente com a temperatura e umidade relativa controladas, sem grandes variações, é fundamental para o desenvolvimento das aves nas primeiras semanas de vida.

Recomendações

“Para que se tenha um ambiente adequado para a criação das aves, é recomendado o pré aquecimento do aviário entre 12 e 24 horas com antecedência da chegada dos animais”, comenta Cristiano Cordeiro, responsável técnico em manutenção de Sistemas de Aquecimentos para aviários.

No inverno, o aquecimento do aviário merece atenção e cuidados redobrados, pois a necessidade energética para suprir a diferença entre a temperatura ideal para os pintinhos e a temperatura ambiente externa é maior.

Perda de massa corporal

Se a temperatura do ambiente estiver abaixo das exigências térmicas das aves, a maior parte da energia ingerida na ração será desviada para conversão de calor, ao invés de ser utilizada para o seu crescimento.

Erros no aquecimento e até mesmo na renovação de ar poderão ser facilmente percebidos, observados através de situações como o emplastamento da cama (principalmente nas laterais dos aviários), aves com a penugem úmida, amontoamento dos pintos próximo à fonte de calor, entre outros.

Por isso, além da alimentação, é de extrema importância a prática e aplicação de um programa de revisão e manutenção preventiva dos equipamentos que fazem parte do sistema de aquecimento do aviário, pois isso é fundamental para o aumento da conversão de ração x ganho de massa corporal da ave, além da redução da taxa de mortalidade da população no ambiente.

Principais problemas encontrados nos aviários

Segundo Cordeiro, dentre os principais problemas estão relacionados à falhas de vedação do aviário, equipamentos de aquecimento sem manutenção, equipamentos mal dimensionados, baixa qualidade da lenha ou gás, má utilização e avarias nas cortinas internas e externas e ventilação mínima deficiente.

Pensando nisso, a METAL AGRO atua na manutenção e reforma de aquecedores de aviários, com Serviço e Assistência Técnica 24 horas na avicultura.

Programe sua manutenção e trabalhe tranquilo, principalmente agora no inverno. A METAL AGRO é especializada em soldas especiais, aquecedores, batedores de cama manual e tratorizado, além de comercialização de grelhas, tampas, chaminés, reforma completas de aquecedores de diversas marcas.