Tecnologia garante qualidade na produção arroz 

Sementes para diferentes tipos de solo e condições climática

O arroz é o queridinho do cardápio dos brasileiros o que a coloca a cultura como uma das mais lucrativas para os produtores. Porém, é das culturas mais complexas de manejo para assegurar uma boa produção. 

Tudo começa com a preparação do solo e com a escolha das sementes. 

De acordo com orientação da Embrapa existem pelo menos 15 tipos de sementes, cada um indicado para diferentes tipo de solo e clima. 

Com alguns destaques, como é o caso da cultivar BRS A705 que se adapta bem na região sul do país, onde o ciclo de plantio é precoce, em torno de 120 dias, com excelente produtividade e  qualidade industrial. Cerca de 10 toneladas por hectare plantado. As sementes apresentam louvouras resistentes com economia de água e energia para irrigação das áreas plantadas, além de flexibilidade no manejo. 

O tipo de semente também garante produto de boa qualidade quando cultivado no sistema  pré-germinado. 

A BRS A705,  dependendo do clima e do manejo, dispensa o uso de fungicidas, porque são resistentes às principais doenças que atingem o arroz. 

Outro tipo de semente que chama a atenção dos produtores é a BRS Esmeralda com alto potencial produtivo e qualidade de grãos.  Sendo muito resistente ao estresse hídrico, com presença de stay green (senescência tardia), que reduz o risco de acamamento. 

A cultivar é indicada para a produção em diferentes tipos de solo e condições climáticas observadas em alguns estados das regiões norte, nordeste, sudeste e centro – oeste. São eles : GO, MA, MG, MT, PA, PI, RO, RR e TO. 

O arroz produzido  com as sementes está na lista dos  alimentos mais consumidos por pelo menos metade da população mundial.

O terceiro do ranking dos  cereais  mais produzidos no mundo, ficando atrás apenas do milho e do trigo.