Sistema de manejo sustentável comporta até 300 animais por hectare

O sistema chamado de Voisin ainda ajuda a evitar a degradação da pastagem

O Sistema Voisin (lê-se voazan) é um método intensivo de manejo do pasto e do rebanho criado em 1957 por André Voisin, cientista e pesquisador francês. A técnica é definida como agroecológica, por buscar o equilíbrio entre solo – pastagem – gado, de modo que cada um tenha efeito positivo sobre os outros dois.

Sua característica mais marcante é o manejo do gado em rotação por piquetes, que terão tempo variável de descanso de acordo com a estação do ano. O sistema se guia pelo respeito às Quatro Leis do Pastoreio Racional.

1) Lei do Repouso

Para que o pasto possa entregar sua máxima produtividade é necessário que entre dois cortes sucessivos se passe tempo suficiente que permita à planta alcançar sua máxima produção diária de matéria seca e, ao mesmo tempo, acumular em suas raízes as reservas necessárias para um rebrote vigoroso da próxima vez que for cortada.

2) Lei da Ocupação

O tempo de ocupação do piquete deve ser suficientemente curto de modo que um pasto cortado no primeiro dia de ocupação não seja cortado de novo antes dos animais deixarem o piquete.

3) Lei da Ajuda

É preciso ajudar os animais que possuam exigências nutricionais mais elevadas para que eles possam colher a maior quantidade de pasto e que este seja da melhor qualidade possível.

4) Lei dos Rendimentos Regulares

Para que um bovino possa entregar rendimentos regulares é necessário que não permaneça mais do que três dias em um mesmo piquete. Os rendimentos serão máximos se o animal não permanecer mais de um dia ali.

Benefícios do sistema

Sistematizar uma propriedade para o Sistema Voisin é relativamente barato. O custo representa cerca de R$ 300 a 400 por hectare, se não for necessário investimento em abastecimento de água. Isso praticamente significa comprar uma nova fazenda por este valor, pois na mesma área será possível multiplicar a produção.

A produção pode ser multiplicada no mínimo 50% em relação à lotação atual, se for uma propriedade bem conduzida, mas o mais comum é que se consiga dobrar ou até triplicar.

Como bônus econômico de sua utilização, o sistema Voisin ajuda a evitar a degradação da pastagem, assim tirando um custo bastante recorrente na pecuária brasileira.

Além disso, também traz uma série de benefícios indiretos como a mansidão dos animais, organização do sistema produtivo, produção de reservas forrageiras, melhoria da fertilidade do solo.

Com o Sistema Voisin, o gado engorda mais e produz mais leite. Além disso, é possível manter maior quantidade de animais na área do que no pastoreio convencional, tornando a pecuária mais lucrativa.

Método no Brasil

Em 1963, o engenheiro-agrônomo e pecuarista Nilo Romero iniciou o projeto pioneiro do sistema Voisin, em Bagé, no Rio Grande do Sul.

Utilizando-se de cercas fixas e do campo nativo da região da campanha, Romero alcançou importantes incrementos de produção e ainda serviu de modelo para a pecuária de todo o pampa sul-americano.

Logo em seguida, as experiências do engenheiro chamaram a atenção de fazendeiros e técnicos, inclusive de um grupo de estudantes da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em constantes visitas à fazenda de Romero, os estudantes aprendiam aquela técnica. Entre estas pessoas se destacava o jovem aluno, Humberto Sorio, que viria a ser um dos grandes responsáveis pela expansão do sistema Voisin no Brasil.

Durante muitos anos, devido ao alto custo da divisão das pastagens com cercas convencionais, o sistema Voisin obteve expansão muito lenta. Mesmo assim, vários projetos foram iniciados nos principais estados brasileiros.

Em meados da década de 1980, com a chegada ao Brasil dos eletrificadores de alta potência e da criação de um modelo brasileiro de cercas elétricas, que viabilizam a divisão das pastagens em grandes propriedades, estavam superados os entraves que impediam a expansão do sistema Voisin para todo o Brasil.

Simultaneamente a isso, as áreas de fronteira agrícola se esgotavam, trazendo dificuldades de se incrementar a produção através da aquisição de novas áreas. Assim, surgiu naturalmente a necessidade de profissionalizar as propriedades que se dedicam à pecuária.

Aumentava a necessidade de planejamento e orientação técnica e gerencial como ferramentas indispensáveis ao sucesso econômico das modernas fazendas pecuárias. Assim, o sistema Voisin se expandiu por todo o Brasil, do pampa gaúcho para as pastagens de braquiária do Centro-Oeste e do Norte, para os campos do Pantanal e para o semiárido nordestino.

Atualmente o sistema Voisin está implantado em todos os estados brasileiros, sendo utilizado com bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos.