Paraguai aprova trigo transgênico

O desenvolvimento da tecnologia HB4 levou mais de 20 anos de avaliações

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) do Paraguai aprovou a liberação comercial do trigo transgênico HB4, de propriedade do Instituto de Agrobiotecnología Rosario SA (Indear), do grupo Bioceres da Argentina. A biotecnologia confere tolerância à seca e ao herbicida glufosinato de amônio.

De acordo com o Instituto de Biotecnologia Agropecuária (INBIO) paraguaio, a aprovação da tecnologia HB4 em trigo no Paraguai será “mais uma ferramenta para o produtor nos casos em que ocorrerem condições de seca durante o ciclo da cultura. O gene HB4 vem do Girassol e ajuda as plantas a enfrentar melhor as situações de falta de umidade durante o seu desenvolvimento vegetativo”.

“É importante destacar que essa aprovação significa sair das condições de biossegurança em que um evento de transformação genética é avaliado. Isso permitiria a introdução do evento HB4 nos programas de melhoramento do trigo a partir da presente conjuntura para que em um futuro próximo, em torno de quatro a cinco anos, se cumprisse as normas relativas a sementes, ( Lei 385/94 ) houvesse trigo variedades prontas para serem produzidas e suas sementes comercializadas”, diz o INBIO.

O processo para aprovação do trigo HB4 no Paraguai começou em 2015, quando a Bioceres, empresa detentora da tecnologia HB4, apresentou o pedido à Comissão Nacional de Biossegurança Agropecuária (CONBIO), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) e em maio de 2023 foi concedida a licença para a liberação comercial da referida tecnologia.

O desenvolvimento da tecnologia HB4 levou mais de 20 anos de avaliações. O trigo HB4 passou por uma caracterização aprofundada, confirmando sua segurança e equivalência agronômica, composicional e nutricional com o trigo não transgênico. Nos últimos anos, o trigo HB4 foi aprovado em dez países, como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Indonésia, entre outros.