fbpx

A agropecuária puxa a economia e o emprego no Brasil

A força e importância econômica do agronegócio brasileiro refletem diretamente na geração de oportunidades em atividades agropecuárias. Embora o país tenha passado por momentos delicados na economia, o agronegócio brasileiro registrou saldo positivo de novas vagas de trabalho em julho (último levantamento), segundo o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

De acordo com os dados apresentados, nos primeiros sete meses do ano, o setor abriu mais de 80 mil postos de trabalho. Comparado com o ano passado, teve um aumento de 5,28% nas vagas.

Os destaque do setor agropecuário na ampliação de postos de trabalho estão relacionados ao cultivo de lavouras, em especial a cultura da soja, seguido da laranja e atividades de apoio à agricultura.

O Estado de São Paulo foi o que mais teve expansão de vagas formais no setor, seguido de Minas Gerais, Mato Grosso e Santa Catarina.

Cenário Nacional – Regiões
Apesar do emprego formal também ter crescido em todas as regiões do país no mês em análise, a região Sul obteve o menor resultado, com 356 vagas. O melhor resultado foi registrado no Sudeste, com 23.851 vagas, seguido do Centro-Oeste (9.940), Norte (7.091), Nordeste (2.582).

Vantagens dos cursos profissionalizantes

Estar preparado para oportunidades é uma estratégia que deve ser adotada para que as chances aumentem em processo seletivo para contratação.

Assim, os cursos profissionalizantes são diferenciados pois ensinam uma profissão. Nesta modalidade, o aluno é preparado para o mercado de trabalho ou para abrir seu próprio negócio.

Por ser de curta duração, esse tipo de formação profissional é ideal para quem precisa trabalhar, mas não pode ou não quer esperar até concluir o ensino superior para conseguir um emprego.

Capacitação Profissional para Operação de Máquinas Pesadas, Agrícolas e cursos especializados homologados pelo Detran são opções para quem procura o destaque no mercado de trabalho.

Informe-se sobre as oportunidades

Fonte: Assessoria de Imprensa