fbpx

Autoridades do agro falam sobre as oportunidades do setor em meio à crise

No atual momento em que o mundo vive, uma das maiores preocupações é com a produção de alimentos e sobre como será possível manter o abastecimento para a população.

Pensando nisso, o Sr. Alysson Paolinelli e o Sr. José Luiz Garcia se reuniram para conversar sobre o que aprenderam com crises passadas e como superar esse difícil momento que estamos vivendo.

O debate ocorreu durante o evento online e gratuito “Almoço com Gigantes – Os desafios do agro: o que aprendemos com as crises passadas”, promovido pela Verde, empresa que produz o fertilizante K Forte®, no dia 07 de abril de 2020.



Com a mediação de Cristiano Veloso, fundador e CEO da Verde, o Sr. Alysson Paolinelli e o Sr. José Luiz Garcia falaram sobre a importância de enxergar no momento atual novas perspectivas para a agricultura brasileira, para que ela saia mais fortalecida da crise.

O Sr. Alysson Paolinelli ressaltou que uma das chaves para isso é continuar investindo nas inovações tecnológicas, citando o exemplo do uso de biológicos dentro da agricultura. Para ele, com isso o produtor brasileiro tem capacidade de dar continuidade ao crescimento agrícola que tem sido feito nos últimos quarenta anos:

“Confio muito nessa evolução que aconteceu naturalmente [na agricultura brasileira], fruto da expertise dos nossos produtores brasileiros”.

O Sr. José Luiz Garcia ecoou as palavras de Alysson Paolinelli, ressaltando que a produção de alimentos é uma questão de soberania nacional, já que nações que conseguem alimentar a sua própria população e exportar têm mais vantagem.

Ele falou também sobre a importância do Brasil, neste momento, pensar não somente na quantidade de alimentos produzidos, mas na qualidade desses alimentos:

“Se vamos trabalhar com uma soja, que essa soja tenha maior valor de proteína, que ela tenha mais óleo. Se for um algodão, que ele tenha uma fibra mais longa. Essa questão volumétrica, ela vai ter menor peso daqui pra frente”.

Uma das formas de conseguir essa maior qualidade e soberania é repensar a dependência dos insumos importados no Brasil. O Sr. José Luiz Garcia e o Sr. Alysson Paolinelli falaram sobre a necessidade de os agricultores estarem atentos ao uso de fertilizantes insolúveis:

“Agora é o momento de se procurar alternativas. Quando você tem um adubo solúvel, em um cenário de grandes chuvas como tivemos esse ano, é um problema terrível. O Dr. [William] Albrecht já falava do insolúvel, porém disponível: nós precisamos de disponibilidade de nutrientes, nós temos que trabalhar com um conceito novo de nutrição”, disse José Luiz Garcia.

O Sr. Alysson Paolinelli reforçou: “As mudanças surgem do cientista, surgem do produtor que têm coragem para questionar as tradições e procurar as inovações”.

Os especialistas encerraram o encontro falando sobre o potencial e a riqueza mineralógica do Brasil, em relação a essas novas fontes de nutrição. Também voltaram a insistir que, mesmo em meio à crise, é o momento de olhar para as novas oportunidades que vão surgir.

Alysson Paolinelli é presidente da ABRAMILHO e um dos nomes mais importantes da agricultura brasileira. Foi Ministro da Agricultura e Secretário de Agricultura de Minas Gerais. Fundou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Em 2006, recebeu o Prêmio Mundial da Alimentação, reconhecido pela contribuição no avanço do desenvolvimento humano em aprimorar a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo. É formado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras. Paolinelli é diretor da Verde desde 2014.

Já o Sr. José Luiz Garcia foi um dos pioneiros na introdução do uso de microrganismos na agricultura do Brasil. Ele iniciou o atual movimento de multiplicação on farm de agentes biológicos.

Em 2015, fundou o Instituto de Agricultura Biológica. José Garcia é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre em Fisiologia e Bioquímica de Plantas pela Michigan State University (EUA).

Na próxima semana, no dia 15/04, também ao meio dia, Cristiano Veloso receberá os convidados Mariana Caetano, chefe de operações na Guima Café; Bruno Souza, fundador da Academia do Café; e Felipe Santinato, consultor e pesquisador na Santinato & Santinato Cafés.

O tema do debate será Mercado de café: dicas para valorizar a sua produção e se sobressair na crise. Para se inscrever no evento, também gratuito, o link é: http://www.kforte.com.br/mercadocafe/

As informações detalhadas serão enviadas após a inscrição.

Fonte: Foco Rural com informações de assessoria K Forte